Você não pode consertar um colchão afundado, mas pode reduzir o afundamento.

2023-08-23 00:30:32 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Quando se trata de aprender como consertar um colchão afundado, há uma infinidade de conselhos, todos alegando renovar a sua cama. Mas a verdade é que você não pode consertar um colchão afundado para que ele fique praticamente como novo; a única maneira real de fazer isso é devolvê-lo ao fabricante para reparos.

Dito isso, se você está em casa agora, percebendo sinais de afundamento e afundamento em seu colchão, há coisas que você pode fazer para minimizar o afundamento e dar um pouco mais de tempo ao seu colchão. Afinal, até mesmo o melhor colchão começará a mostrar sinais de envelhecimento natural depois de anos de uso.

Então, aqui compartilhamos as melhores dicas e truques para ajudá-lo a aprender como minimizar o afundamento em um colchão. Mas vamos ser claros: se você está acordando com dores e desconforto, ou se dorme melhor fora de casa, então é hora de considerar um novo colchão. Sim, você pode aprender como dormir em uma cama desconfortável e como deixar um colchão mais firme, mas a saúde das suas costas agradecerá se você realmente precisar fazer o upgrade e puder realizá-lo.

  • Como descartar um colchão: reciclagem e doação nos EUA e no Reino Unido

Por que os colchões afundam e isso realmente é um problema?

O afundamento é geralmente o resultado do desgaste normal e não importa se você possui uma cama de luxo ou um colchão acessível, pois quando os materiais em um colchão são expostos à pressão todas as noites, ocorre o afundamento nos pontos onde nosso corpo exerce mais peso.

A qualidade original dos materiais presentes em seu colchão faz uma grande diferença na vida útil, mas a espuma (especialmente a espuma barata) gradualmente amolece e não volta ao normal após o uso. As molas também perdem tensão ao longo do tempo, resultando em menos suporte rígido e mais afundamento.

Man sits up in bed rubbing his lower back

(Imagem: crédito Getty UK) Por que isso é um grande problema? Porque um colchão afundado pode causar problemas em seu corpo, provocando dores nas costas e no pescoço e impedindo um sono adequado. Inúmeros estudos mostram que colchões novos aumentam a qualidade do sono e reduzem a dor, portanto, manter sua cama em condições ideais é vital para a sua saúde.

Como minimizar o afundamento em um colchão

Infelizmente, não há uma maneira mágica de "consertar" completamente um colchão afundado, a menos que você possa enviá-lo de volta ao fabricante para reparos. Mas existem várias maneiras de minimizar os efeitos do afundamento e prolongar a vida útil do seu colchão.

A eficácia desses métodos dependerá dos materiais contidos em seu colchão, da gravidade do afundamento e da idade do seu colchão. Afinal, um colchão com dez anos de afundamento será muito mais difícil de recuperar do que um de sete anos.

1. Verifique a garantia do seu colchão

Alguns colchões, como Nectar e DreamCloud, vêm com garantias eternas. Isso significa que pode ser possível enviar seu colchão de volta ao fabricante para que eles consertem o afundamento corretamente.

As garantias não cobrem o amaciamento normal da espuma ou das bobinas que não afeta a aliviação da pressão, mas se o afundamento estiver causando problemas estruturais no colchão, você receberá um reparo ou um colchão de substituição.

Portanto, antes de fazer qualquer outra coisa, verifique a garantia do seu colchão e pergunte ao fabricante o que pode ser feito para melhorar o afundamento.

(Crédito da imagem: Getty)2. Rotacione o colchão Simplesmente girar o seu colchão pode fazer muito para reduzir o afundamento e prevenir futuros afundamentos. Sem a rotação, o peso do seu corpo naturalmente fará com que o colchão afunde nos principais pontos de pressão (cabeça, ombros, costas e quadril). Girar ajuda a manter a superfície da sua cama mais uniforme e reduz o desgaste geral.

A couple rotate their mattress before putting it back on a slatted bed base

Verifique se o seu colchão pode ser girado, pois alguns possuem suporte zonificado, o que significa que a região lombar estará em uma posição incorreta se a cama for girada. Com que frequência você deve girar seu colchão? A cada poucos meses é o ideal.

3. Substitua a base

A base ou estrutura de cama errada pode contribuir para o afundamento prematuro e as bases antigas se desgastam com o tempo. A maioria dos fabricantes modernos de colchões lista bases e estruturas compatíveis em seus sites, portanto, certifique-se de seguir qualquer conselho ao escolher uma base para o seu colchão.

Bases que não têm nenhum suporte sob o centro da cama (por exemplo, uma base com apenas quatro pés) frequentemente causarão o afundamento do colchão no meio, onde há menos suporte.

Da mesma forma, verifique se o fabricante do colchão especifica a diferença mínima permitida entre as ripas em um colchão com ripas. Por quê? Porque os colchões podem começar a afundar entre as ripas se estiverem muito distantes umas das outras.

(Crédito da imagem: Getty)4. Use um protetor de colchãoOs protetores de colchão são como mini colchões. Normalmente, têm duas a quatro polegadas de espessura e são feitos de uma variedade de materiais, como espuma de memória, gel refrigerante ou lã.

Image shows memory foam mattress on a grey fabric bed base and with a topper

Os melhores protetores de colchão são projetados para adicionar conforto, apoiar suas costas e aliviar a pressão, o que significa que são uma forma ideal de nivelar um colchão afundado. Recomendamos um protetor de colchão de espuma de memória mais espesso, com cerca de três a quatro polegadas, para ajudar a compensar o afundamento. Não tem certeza se precisa de um protetor ou uma capa de colchão? Nosso guia capa de colchão vs protetor de colchão irá esclarecer as diferenças.

O protetor de colchão deve ser colocado diretamente em cima do colchão, mas por baixo dos lençóis, para aumentar o conforto do sono e reduzir o afundamento.

5. Adicione travesseiros nas áreas onde há afundamentoEsta é apenas uma solução temporária, mas se você precisa que o seu colchão dure um pouco mais até que possa substituí-lo, adicionar alguns travesseiros de cama ajudará. Nesse cenário, os travesseiros funcionam como um curativo temporário para o afundamento.

Você precisará escolher travesseiros que mantenham bem a sua forma, especialmente se estiver colocando um atrás das costas para compensar o afundamento nessa área. As outras áreas principais em que você pode querer usá-los incluem debaixo dos quadris e pernas.

Sinais de que é hora de substituir seu colchão

Como já mencionamos, a duração do seu colchão é determinada por diversos fatores. Isso inclui o material do colchão, sua posição de sono (e do seu parceiro), seu peso corporal e a qualidade dos materiais originais.

Dito isso, existem alguns sinais que não devem ser ignorados, pois indicam que é hora de substituir seu colchão imediatamente. Aqui estão os três principais sinais a serem observados:

1. Você acorda com dor nas costas, pescoço ou quadril – Se você acorda consistentemente com dor nessas áreas, seu colchão precisa ser substituído. Esses são os principais pontos de pressão do seu corpo e precisam de suporte para uma boa noite de sono.

2. Você sente que seu corpo afunda profundamente em certos lugares quando você deita – Se seu corpo afunda profundamente no colchão, as chances são de que os materiais internos tenham amolecido ou perdido a firmeza e não voltarão ao normal quando você se levantar. Nesse ponto, um novo colchão é uma opção necessária.

3. Você dorme melhor em qualquer outro colchão – A maioria de nós sempre dirá que dormimos melhor em nossas próprias camas e ambiente. Portanto, se você perceber que está tendo uma noite de sono melhor em hotéis ou na casa de um amigo, é hora de procurar um novo colchão para que você possa dormir bem todas as noites.

(Crédito da imagem: Getty UK)

Como consertar um colchão afundado: Conclusão

Couple in bed under a white duvet

Nós abordamos todas as dicas que você precisará para ajudar a minimizar o afundamento ou como consertar seu colchão com a ajuda do fabricante. E o uso de qualquer um desses métodos lhe dará mais tempo com seu colchão atual, mas nenhum colchão durará para sempre.

Em geral, a maioria precisa ser substituída a cada seis a dez anos, dependendo de seu design, materiais e qualidade de construção. Para ter uma melhor visão sobre qual é a vida útil que você pode esperar, leia nosso artigo que responde à pergunta quanto tempo dura um colchão.

Uma vez que um colchão comece a afundar, é apenas questão de tempo antes que ele precise ser substituído, pois o afundamento excessivo causa dor e sono agitado. Aprender como escolher um colchão para a sua posição de dormir pode fazer diferença não apenas no conforto do sono, mas também em quanto tempo ele dura.

Para melhorar ainda mais o seu conforto durante o sono, considere investir no melhor travesseiro para a sua posição de dormir. E para manter toda a sua cama mais fresca por mais tempo, cubra-a adequadamente com um bom protetor de colchão para protegê-la de manchas e derramamentos.

Leia mais:

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12