Qual é a espessura ideal do colchão para o seu conforto?

2023-08-12 00:03:41 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Embora muitas pessoas vejam a espessura do colchão como um sinal de luxo e uma boa qualidade de sono, nem todos nós precisamos de colchões de 14 polegadas. A espessura necessária depende de vários fatores, incluindo altura, se você compartilha a cama ou não, e sua posição ao dormir.

Um colchão muito fino ou muito grosso pode arruinar a qualidade do sono e potencialmente afetar sua saúde (causando dores ou piorando os níveis de energia devido ao sono ruim). Além disso, se o seu colchão for muito alto ou baixo, pode ficar difícil para algumas pessoas entrar e sair da cama, como mulheres grávidas, pessoas baixas ou idosos.

A espessura do seu colchão afeta seu suporte e conforto enquanto você está na cama. Vamos apresentar as diferentes espessuras de colchão juntamente com o que considerar ao escolher a espessura da sua cama.

Visão Geral da Espessura do Colchão

Tipo de EspessuraBom Para

2 a 5 polegadasPerfil BaixoBerçosCamas auxiliares ou de rodinhas

5 a 8 polegadasFinoCamas infantisPessoas baixasPessoas com mobilidade limitada

8 a 12 polegadasPadrãoA maioria dos adultosDormentes de costas e de barrigaQuartos de hóspedes

12 a 20 polegadasGrossa, Profunda ou AltaDormentes de ladoDormentes pesados

20 polegadasExtra Grossa, Extra Profunda ou Extra AltaNormalmente desnecessário para todos os tipos de dormentes

Tabela de Espessura do Colchão

A espessura do colchão não é um caso de tamanho único. Diferentes espessuras atendem a diferentes necessidades e pessoas, embora os colchões mais grossos e mais finos geralmente não sejam adequados para uso frequente.

A seguir estão as várias espessuras de colchão e seus usos principais.

2 a 5 polegadas (Perfil Baixo)

Os colchões têm uma espessura de 2 a 5 polegadas e geralmente são para bebês ou crianças pequenas em seus berços. Colchões de perfil baixo são adequados para camas auxiliares ou camas murphy no caso de receber hóspedes ocasionais. Alguns colchões infláveis também têm cerca de 2 a 5 polegadas.

Ainda assim, se você está procurando um colchão para usar todas as noites, evite as espessuras de 2 a 5 polegadas, a menos que seja para uma criança pequena.

5 a 8 polegadas (Fino)

Colchões finos (com entre 5 a 8 polegadas de espessura) são outro tipo de colchão fino, mas possuem algumas polegadas extras para torná-los adequados para uso noturno. Eles também são mais confortáveis para quartos de hóspedes do que os modelos mais finos.

Os melhores colchões para crianças têm cerca de 5 a 8 polegadas, já que as crianças são leves o suficiente para não precisarem de uma cama grossa para apoiá-las e mantê-las confortáveis. Ou, se você é baixo ou tem mobilidade limitada, uma cama fina é baixa o suficiente, mas ainda grossa o suficiente para ser acessível e confortável para dormir.

8 a 12 polegadas (Padrão)

Colchões de 8 a 12 polegadas são a espessura média de um colchão. Eles funcionam para a maioria dos adultos e se adequam à maioria das posições de sono. Você pode encontrar uma grande variedade de colchões nesse tamanho, todos com diferentes materiais, faixas de preço e tecnologias.

12 a 20 polegadas (Grossa, Profunda ou Alta)

Colchões grossos, profundos e altos têm entre 12 e 20 polegadas. Essa faixa de espessura de colchão é ampla, e a maioria das pessoas normalmente não precisa de uma cama mais espessa do que 14 a 15 polegadas. Levando isso em consideração, a maioria das empresas de colchões nem fabrica camas mais espessas do que 14 polegadas.

Camas dessa espessura geralmente são macias, mas também duráveis, o que as torna adequadas para dormentes de lado e pessoas de tamanho maior.

20 polegadas ou mais (Extra Grossa, Extra Profunda ou Extra Alta)

Colchões de 20 polegadas ou mais são conhecidos como extra grossos, extra profundos ou extra altos. Atualmente, colchões tão grossos são incomuns devido à sua falta de necessidade para a maioria das pessoas. Colchões extra profundos são caros, difíceis de entrar e excessivos, por isso ninguém os utiliza.

O que compõe seu colchão?

Os materiais presentes no interior do seu colchão determinam sua espessura. Dentro da capa do seu colchão, há entre 2 a 5 camadas (a maioria dos colchões possui entre 3 e 4 camadas) feitas de materiais como espuma da memória, látex, molas ensacadas ou poliuretano expandido.

Os materiais do colchão afetam sua sensação, durabilidade e suporte para ajudar você a dormir confortavelmente. As duas camadas principais de todos os colchões são as camadas de conforto e de suporte.

Camada de Conforto

A camada de conforto de um colchão é a camada mais macia e acolchoada da sua cama. As camadas de conforto se moldam às curvas do seu corpo e proporcionam alívio de pressão, isolamento de movimento e regulação de temperatura.

Geralmente, a camada de conforto tem entre 2 a 3 polegadas, dependendo da maciez ou firmeza do colchão. Colchões mais macios possuem camadas de conforto mais espessas, enquanto colchões mais firmes possuem camadas de conforto mais finas.

Alguns colchões podem ter apenas uma camada de conforto, enquanto outros podem ter várias para aumentar o acolchoamento da cama. Essas camadas extras podem incluir recursos de resfriamento, tecnologia de suporte segmentada ou fornecer mais elasticidade à cama.

Camada de Suporte

A camada de suporte, ou camada de base, é a parte inferior do colchão e compreende a maior parte do mesmo. A camada de suporte do seu colchão deve representar pelo menos 50% da espessura total para desempenhar sua função corretamente.

Por exemplo, se você tiver um colchão de 10 polegadas, a camada de suporte deve ter no mínimo 5 polegadas de espessura para garantir durabilidade e evitar afundamentos precoces.

As camadas de base são feitas de uma ou duas camadas de poliuretano expandido, látex ou molas de aço, dependendo do modelo do colchão. A qualidade dos materiais da camada de suporte também afeta a durabilidade do colchão, assim como seu suporte ao corpo.

Qual é a espessura ideal de um colchão?

Maior nem sempre é melhor quando se trata da espessura do colchão. A espessura do colchão de que você precisa depende do seu tamanho, posição de sono, mobilidade e outros fatores.

Para uso diário, recomendamos pelo menos um colchão de 8 a 10 polegadas, com uma camada de conforto de 2 a 4 polegadas e uma camada de suporte de 5 a 6 polegadas. Aqui estão as diretrizes gerais a serem consideradas ao decidir qual espessura de colchão escolher.

Peso Corporal

Com base no seu peso, você exerce mais ou menos pressão sobre o colchão. Portanto, você precisará de uma espessura diferente para acomodar seu tipo de corpo e garantir um suporte adequado e conforto. Vamos dar uma olhada em nossas recomendações de espessura com base no seu tamanho:

  • Dorminhocos Pequenos (até 130 libras): Como dorminhocos pequenos são leves, colchões mais finos podem parecer muito firmes para eles. Os dorminhocos pequenos devem usar um colchão de pelo menos 12 polegadas para se adequar adequadamente ao corpo e evitar acúmulo de pressão ou dores.
  • Dorminhocos de Tamanho Médio (de 130 a 230 libras): Normalmente, um adulto de tamanho médio precisa de um colchão de 10 a 12 polegadas para oferecer suporte adequado ao corpo. No entanto, eles podem escolher um colchão um pouco mais fino ou mais espesso, dependendo de sua posição de sono.
  • Dorminhocos de Tamanho Grande (230 libras ou mais): Dorminhocos grandes devem usar um colchão de pelo menos 12 a 14 polegadas de espessura para evitar afundamentos ou desgastes prematuros. A camada de conforto do colchão deles deve ter pelo menos 6 polegadas ou mais para evitar que o colchão afunde.

Posição de Sono

Sua posição de sono afeta a espessura ideal do colchão para o seu corpo. Sua posição de sono determina os principais pontos de pressão do seu corpo e a quantidade de contorno de que você precisa para se sentir confortável. Com base na sua posição de sono, aqui está a espessura ideal do colchão para você:

  • Dorminhocos de Costas: Dorminhocos de costas geralmente precisam de um colchão de 10 a 12 polegadas para apoiar a região lombar e manter a coluna alinhada. O colchão deve ter uma camada de base espessa e uma camada de conforto mais fina para evitar que os dorminhocos de costas afundem demais e causem uma curvatura anormal na coluna.
  • Dorminhocos de Lado: Dorminhocos de lado geralmente precisam de um colchão mais espesso, de cerca de 12 a 14 polegadas, com uma camada de conforto espessa para acomodar adequadamente as partes mais largas do corpo, como quadris e ombros.
  • Dorminhocos de Barriga: Dorminhocos de barriga precisam de colchões mais finos e firmes, com aproximadamente 10 a 12 polegadas de espessura. Eles precisam de uma camada de conforto fina e uma camada de suporte muito espessa para evitar que os quadris afundem e manter o corpo alinhado.

Compartilhando uma Cama

Adultos solteiros não precisam de colchões tão espessos, já que geralmente há menos peso sobre a cama. Quando dois adultos estão dormindo em uma cama, o peso extra pode tornar o colchão menos resistente e potencialmente causar afundamentos prematuros.

Portanto, os melhores colchões para casais são pelo menos 10 a 12 polegadas de espessura para suportar o peso de dois adultos. Se você e seu parceiro forem mais pesados, poderão até querer pelo menos um colchão de 12 a 14 polegadas.

Condições de saúde e médicas

Pessoas com condições médicas específicas podem precisar de camas mais finas ou mais grossas para melhor suporte ao corpo e alívio da dor.

Se você sofre de condições de saúde como fibromialgia, dor nos ombros ou quadris, ou artrite, pode precisar de um colchão mais grosso e macio (12 a 14 polegadas) para amortecer o corpo e reduzir a dor.

Por outro lado, pessoas com dor nas costas geralmente precisam de um colchão mais firme e mais fino (10 a 12 polegadas) para evitar afundamento e se ajustar à coluna vertebral.

Preferências de altura total do leito

Você pode nunca ter considerado a altura da sua cama, mas dependendo da sua altura e alcance de mobilidade, sua altura pode afetar a espessura que você deseja para o seu colchão. A altura total da sua cama inclui o colchão com a estrutura ou base, qualquer protetor de colchão e a roupa de cama. Elevadores de cama podem aumentar a altura da sua cama se você desejar uma superfície de sono mais alta.

Uma boa altura da cama é aquela em que as pessoas podem sentar confortavelmente na beira do colchão e descansar com os pés no chão e os joelhos perpendiculares ao corpo. Se for difícil apoiar os pés no chão ou se os joelhos estiverem muito elevados, a altura da cama não é ideal.

Para alguns dorminhocos, é mais importante ter uma boa altura da cama do que para outros. Por exemplo, idosos que correm o risco de danos por quedas devido à mobilidade restrita precisam de um colchão para idosos que garanta que a cama não seja muito alta ou muito baixa.

Se você tiver mobilidade limitada por qualquer motivo, uma cama muito alta ou baixa pode dificultar entrar e sair da cama. Idealmente, sua cama deve ter cerca de 25 polegadas de altura do chão. Dessa forma, você pode sentar na beira da cama com os pés tocando o chão e os joelhos alinhados com os quadris.

Indivíduos mais idosos que desejam experimentar a melhor altura da cama podem tentar uma cama ajustável para idosos que pode ser elevada ou abaixada para várias alturas pré-definidas. Algumas camas ajustáveis podem ser usadas sem pernas, o que permite que os dorminhocos as coloquem em uma cama de plataforma.

Embora não recomendemos dormir no chão (o chão é frio, anula algumas garantias de colchão e desgasta rapidamente o seu colchão), se você optar por colocar um colchão no chão, use pelo menos um colchão de 12 polegadas. Um colchão mais espesso absorverá o impacto do chão e facilitará o acesso à cama.

Prós de um Colchão Grosso

  • Colchões mais espessos duram mais do que colchões mais finos porque a base de apoio geralmente tem mais de 6 polegadas de espessura.
  • O acolchoamento extra dos colchões grossos é adequado para pessoas que dormem de lado.
  • Colchões grossos são suficientemente robustos para suportar duas pessoas adultas e pessoas com sobrepeso.

Contras de um Colchão Grosso

  • Mais caro do que colchões mais finos devido ao número de materiais utilizados.
  • Colchões grossos são pesados e grandes, o que dificulta o transporte.
  • Colchões grossos podem ficar bastante altos dependendo da base que você tem, então pessoas com problemas de mobilidade podem ter dificuldade de acessar a cama.
  • Alguns colchões grossos podem prender o calor devido à quantidade de acolchoamento.

Prós de um Colchão Fino

  • Colchões finos são sempre mais baratos do que colchões grossos.
  • Colchões finos são pequenos, então são leves e fáceis de mover.
  • Dependendo da base da sua cama, colchões finos ficam mais próximos ao chão, o que facilita o acesso.

Contras de um Colchão Fino

  • Colchões mais finos nem sempre são tão duráveis quanto colchões mais grossos.
  • Para casais que compartilham a cama, colchões finos podem ser incapazes de suportar adequadamente as duas pessoas e podem fazer o colchão afundar prematuramente.

Perguntas Frequentes

É melhor ter um colchão mais espesso?

Não necessariamente. Embora colchões mais espessos sejam mais caros - o que sugere que o colchão é de melhor qualidade e mais confortável - a espessura que você precisa depende do seu tamanho, posição ao dormir, se você compartilha a cama e se você tem problemas de saúde ou mobilidade.

Colchões mais finos podem ser igualmente confortáveis e de apoio. Se você não tem certeza qual espessura de colchão precisa, aproveite os testes de sono de colchões para testar um colchão por um longo prazo.

Por que os colchões são tão espessos hoje em dia?

Novos colchões contêm tecnologias e materiais modernos para melhorar seu sono, conforto e apoio, e como resultado, eles podem ter até 12 a 14 polegadas de espessura.

No entanto, os colchões mais espessos (16, 18 e mais de 20 polegadas) eram mais comuns algumas décadas atrás. Os colchões eram grossos porque havia tecnologias menos avançadas para o conforto, então as empresas compensavam vendendo colchões grossos.

Quase nenhuma empresa de colchões moderna produz colchões dessa espessura hoje em dia porque eles são desnecessários, então os colchões na verdade são mais finos atualmente.

Um colchão de espuma viscoelástica de 8 polegadas é suficientemente grosso?

Um colchão de espuma viscoelástica de 8 polegadas pode ser suficientemente grosso para uma pessoa solteira e de pequeno porte que prefere um colchão mais firme.

No entanto, para pessoas com sobrepeso, adultos grandes, pessoas que dormem de lado ou casais, um colchão de 8 polegadas pode ser incapaz de suportar o peso e pode ser desconfortável. Nesse caso, um colchão de espuma viscoelástica de pelo menos 12 a 14 polegadas provavelmente será melhor.

Qual é a espessura padrão de uma cama queen?

O tamanho e a espessura do colchão não estão relacionados. O tamanho do colchão é a dimensão da superfície do colchão, enquanto a espessura do colchão é a altura da cama.

Então, um colchão king, queen e twin podem todos ter 14 polegadas de espessura, apesar de terem áreas de superfície diferentes. Além disso, dependendo da marca que você comprar, a firmeza do colchão e os materiais da cama podem afetar a espessura do colchão.

Quais tamanhos de lençóis servem para um colchão de 10 polegadas?

O lençol ajustável deve ter cerca de 1 a 3 polegadas a mais de profundidade do que o colchão para garantir que ele fique preso sob a cama e não saia quando você se mexer na cama. Portanto, para um colchão de 10 polegadas, o lençol ajustável deve ter cerca de 11 a 13 polegadas de profundidade.

Um lençol ajustável muito profundo só deixará tecido excessivo para você se enroscar, o que é apenas irritante à noite.

Conclusão

Embora colchões grossos possam ser ótimos, eles não são para todos, e um colchão fino pode funcionar melhor para você. A espessura do colchão deve ser de apoio, mas também suficientemente adaptável para acomodar seu tamanho e posição ao dormir. A espessura também afeta a altura da cama, um fator que pessoas com mobilidade limitada devem considerar ao procurar uma cama nova.

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12