Mofo em seu colchão? Veja como se livrar dele.

2023-08-27 00:02:45 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Descobrir mofo na superfície de um colchão é desconcertante, pois pode ser um indicativo de um problema muito mais profundo no seu interior. O mofo aparece em um colchão quando as condições dentro e ao redor dele são muito quentes e úmidas. Se o mofo for descoberto rapidamente e tratado de maneira adequada, pequenas colônias podem ser removidas com segurança. No entanto, é preciso primeiro identificar o tipo de mofo antes de tentar tratar o colchão.

Os mofo mais comumente encontrados pelos proprietários podem ser classificados em três categorias: alérgicos, patogênicos e tóxicos.

  • Mofo alérgico pode exigir remoção por profissionais, mas na maioria dos casos pode ser removido com produtos desinfetantes caseiros.
  • Mofo patogênico pode ser controlado com desinfetantes, mas colônias grandes exigem remoção profissional.
  • Mofo tóxico é o mais prejudicial e exige a intervenção de um profissional para eliminá-lo e descartar quaisquer materiais afetados.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o mofo pode causar muitos efeitos colaterais. Para algumas pessoas, o mofo pode causar nariz entupido, dor de garganta, tosse ou chiado, ardor nos olhos ou erupção cutânea. Pessoas com asma ou que são alérgicas ao mofo podem ter reações graves. Pessoas imunocomprometidas e pessoas com doenças pulmonares crônicas podem contrair infecções pulmonares causadas pelo mofo.

Aprenda a melhor maneira de se livrar do mofo na superfície de um colchão e quando você deve descartá-lo.

Quando o mofo é descoberto em um colchão, ele deve ser limpo imediatamente ou o colchão deve ser descartado de acordo com as diretrizes da prefeitura local. Enquanto houver esporos presentes e o colchão estiver em uma temperatura e umidade ideais, eles continuarão a se multiplicar. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos Estados Unidos recomenda que, se um item poroso como um colchão estiver úmido por menos de 48 horas, é possível que ele possa ser limpo e desinfetado.

  • Depois que o colchão estiver completamente limpo e seco, ele deve ser monitorado por vários dias para verificar se há crescimento fungico ou odor de mofo. Se eles reaparecerem, o colchão deve ser descartado.
  • Um colchão que esteja molhado (com ou sem mofo visível) devido a enchentes contaminadas deve ser descartado imediatamente.

Os 8 Melhores Colchões de 2023, Testados por The Spruce

  • Desinfetante fenólico
  • Água sanitária com cloro
  • Desinfetante de óleo de pinho
  • Álcool isopropílico
  • Spray desinfetante
  • Saco de lixo

The Spruce / Sanja Kostic

  1. Para reduzir suas chances de uma reação alérgica aos esporos de mofo, use proteção ocular, máscara e luvas de borracha. Use roupas que possam ser lavadas.

    Se possível, coloque um purificador de ar no quarto para ajudar a capturar os esporos de mofo que ficarão suspensos no ar.

    The Spruce / Sanja Kostic

    Remova toda a roupa de cama, incluindo o protetor de colchão, e lave-os na água mais quente adequada ao tecido. Adicione um desinfetante - água sanitária com cloro, desinfetante de óleo de pinho ou desinfetante fenólico (Lysol Laundry Sanitizer) - que seja seguro para usar no tecido.

    Seque a roupa de cama na temperatura mais alta apropriada para o tecido como etapa final para garantir que todos os esporos de mofo tenham sido eliminados.

    The Spruce / Sanja Kostic

    Use um aspirador de mão potente ou um aspirador de pó com mangueira e escova de estofamento. Comece de um lado do colchão e aspire toda a superfície - até mesmo as áreas sem mofo visível. Não se esqueça de aspirar os lados do colchão.

    Se possível, vire o colchão e inspecione o outro lado em busca de crescimento de mofo e repita o processo de aspiração.

    Quando o processo de aspiração estiver concluído, leve o aspirador para fora para reduzir as chances de espalhar os esporos de mofo e esvazie o saco descartável ou recipiente de poeira em um saco de lixo. Vede bem o saco de lixo e descarte-o em uma lixeira externa.

    The Spruce / Sanja Kostic

    As áreas com crescimento de mofo devem ser limpas com um produto que mate os esporos. Você não deve saturar o colchão com uma quantidade excessiva de solução úmida, pois isso pode danificar o colchão. Os limpadores não eliminarão os esporos de mofo no interior do colchão.

    Para matar o mofo na superfície do colchão, misture uma solução 50:50 de álcool isopropílico (álcool etílico) e água. Mergulhe um pano limpo na solução e esfregue suavemente a superfície mofada do colchão em movimentos circulares.

    Quando a área estiver livre de mofo visível, mergulhe um pano em água limpa e "enxágue" a área.

    The Spruce / Sanja Kostic

    Após a limpeza e o enxágue, borrife a área com um spray desinfetante de tecido, como o Febreze Fabric Antimicrobial, que previne o crescimento de mofo em superfícies macias por até 14 dias.

    The Spruce / Sanja Kostic

  2. Adicione um ventilador circulante ou leve o colchão para a luz solar direta para ajudar a secá-lo o mais rápido e completamente possível.

    The Spruce / Sanja Kostic

  • Limpe imediatamente derramamentos e acidentes em um colchão.
  • Reduza a umidade na casa usando ar-condicionado ou um desumidificador.
  • Remova a roupa de cama com frequência, especialmente durante as estações quentes, para permitir que o colchão ventile e seque.
  • Verifique frequentemente a plataforma do colchão em busca de mofo que possa transferir para o colchão.
  • Se for necessário guardar um colchão, utilize um espaço com controle climático e baixa umidade.
  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12