Guia de Espessura de Colchões

2023-07-08 00:03:53 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Se você tem estado procurando por uma nova cama recentemente, provavelmente percebeu que os colchões vêm em uma ampla variedade de espessuras. Quão grosso deve ser um colchão? A resposta é - depende. Vamos analisar todos os fatos para que você possa escolher o colchão certo para as suas necessidades de sono neste guia fácil de seguir sobre a espessura do colchão.

Header Image Mattress Thickness Guide

Guia de Espessura de Colchão

Embora não existam padrões oficiais para a espessura do colchão, muitas vezes você verá colchões agrupados em diferentes categorias com base em sua altura. Aqui estão alguns dos mais comuns que você verá:

2 a 5 polegadas: Perfil Baixo

Esses colchões são tipicamente colchões infláveis, camas auxiliares ou colchões de espuma projetados para crianças pequenas ou bebês. Um colchão de perfil baixo geralmente não é suficientemente suporte para manter o corpo de um adulto confortável.

5 a 8 polegadas: Fino

Colchões finos oferecem mais acolchoamento do que um colchão de perfil baixo e são tipicamente usados em camas para hóspedes, crianças ou para pessoas com problemas de mobilidade que não podem ter um colchão que afunde muito.

8 a 12 polegadas: Padrão

A maioria dos colchões se enquadra na faixa padrão. Colchões padrão são feitos de uma ampla variedade de materiais e atendem à maioria dos tipos de dorminhoco.

12 a 16 polegadas: Grosso ou Alto

Colchões grossos normalmente são feitos de várias camadas de espuma. Alguns colchões grossos também têm uma construção híbrida. Esse acolchoamento extra pode ajudar a suportar pessoas mais pesadas ou fornecer alívio de pressão adicional para manter os dorminhocos de lado confortáveis.

Mais de 16 polegadas: Extra Grosso ou Extra Alto

É raro encontrar uma cama que tenha mais de 16 polegadas de altura. Essas camas são caras e difíceis de entrar, mas alguns dorminhocos as acham muito confortáveis e adequadas às suas necessidades.

Comparando a Espessura do Colchão

Os colchões mais finos estão na categoria de perfil baixo. Eles são principalmente usados em berços e camas de crianças pequenas, no entanto, também podem caber em algumas camas auxiliares e camas Murphy. Camas tão finas geralmente não oferecem suporte suficiente para adultos e crianças mais velhas - seus corpos precisam de mais camadas para evitar afundar muito perto da base da cama para conforto.

Colchões finos são um pouco mais espessos do que os colchões de perfil baixo, mas ainda não oferecem suporte suficiente para um adulto de tamanho médio dormir confortavelmente noite após noite. Eles geralmente são feitos de camadas de espuma e são mais adequados para crianças, adultos com biotipos pequenos ou pessoas com mobilidade limitada que precisam de um colchão que facilite a entrada e saída da cama. Eles também podem ser bons para camas de hóspedes.

A maioria dos colchões mais bem avaliados no mercado são do tamanho padrão. Essas camas fornecem acolchoamento suficiente para a maioria dos biotipos. Enquanto os colchões mais finos costumam ser feitos de espuma, essas camas podem ser feitas de uma ampla variedade de materiais, como espuma com memória, molas internas, látex ou, no caso de camas híbridas, uma combinação de dois ou mais materiais diferentes.

Se você tem um tipo de corpo pesado ou gosta de afundar profundamente na sua cama, talvez prefira um colchão grosso. Caso contrário, esse acolchoamento extra não é necessário. Colchões muito espessos muitas vezes são desnecessários e caros - é improvável que seu corpo afunde o suficiente em um colchão para sentir as camadas extras.

Quais fatores determinam a espessura do colchão

Os colchões são construídos com várias camadas empilhadas uma sobre a outra. A espessura de um colchão é determinada pelo número de camadas que ele possui e pela espessura dessas camadas. Existem três tipos principais de camadas e cada uma delas desempenha uma função diferente na cama.

Camadas de conforto

As camadas de conforto ficam próximas ao topo do colchão. Essas camadas são projetadas para proporcionar amortecimento e contorno às suas curvas naturais. Essa característica permite que o colchão alivie a pressão nas áreas do corpo que afundam no colchão enquanto você dorme, como quadris, ombros e pernas, para apoiar sua postura natural e evitar desconforto.

Um colchão pode ter uma ou várias camadas de conforto. As camadas de conforto podem ser feitas de vários materiais diferentes, incluindo espuma viscoelástica, látex, espuma de poliuretano ou fibras naturais como lã ou algodão.

Camadas de transição

Seu colchão pode ter camadas de transição entre as camadas de conforto e base da cama. A camada de transição ajuda a adicionar suporte à cama - ela irá sustentar gentilmente o seu corpo para que você não afunde desconfortavelmente na cama até a camada de base rígida. As camadas de transição geralmente são feitas de uma espuma resistente que se ajusta suavemente às suas curvas enquanto ainda oferece um pouco de resistência, mas também podem ser feitas de molas internas ou látex.

Camadas base

A camada base, também chamada de camada de fundação, fornece durabilidade e estabilidade para a cama. Essa camada é densa, firme e de suporte, e fica próxima à parte inferior da cama. As camadas base geralmente são feitas de espuma viscoelástica densa ou molas internas. As camas podem ter várias camadas base feitas de materiais diferentes para ajudar a aumentar o nível de suporte e a vida útil da cama.

Tipo de colchão versus espessura

O tipo de colchão é diferente da sua espessura. Enquanto a espessura do colchão é determinada pela altura da cama, o tipo de colchão descreve os materiais dos quais o colchão é feito. Os colchões podem ser feitos de um único material ou, no caso de uma cama híbrida, vários materiais diferentes combinados em um único colchão.

Espuma

Colchões de espuma são feitos com camadas de espuma de poliuretano ou espuma viscoelástica macia. Embora os colchões de espuma tenham uma variedade de níveis de firmeza, tendem a ter uma sensação macia e aconchegante que envolve o corpo quando ele afunda no colchão. Os colchões de espuma são ótimos para conforto com contorno profundo e alívio de pressão, mas podem não ser tão estáveis quanto outros tipos de colchões - o que é importante se você tem dificuldade para entrar e sair da cama.

A espuma também pode prender calor, mas escolher um colchão híbrido de espuma ou um com materiais que proporcionam refrigeração, como espuma em gel ou carvão ativado, pode ajudar a manter o colchão de espuma fresco. Os colchões de espuma também estão disponíveis em uma ampla variedade de preços, mas os modelos mais baratos tendem a se desgastar e afundar mais rapidamente do que os mais caros.

Clique para ver nossas escolhas para os melhores colchões de espuma do ano.

Látex

Colchões feitos com camadas de látex são naturalmente elásticos, responsivos e hipoalergênicos. Colchões de látex também podem ser orgânicos ou totalmente naturais, dependendo do tipo de látex utilizado. Essas camas oferecem alívio de pressão suave sem a sensação de afundamento profundo da espuma viscoelástica. O látex também é naturalmente arejado, então esses colchões não retêm calor. Embora essas camas tenham muitos recursos excelentes, muitas vezes têm preços mais altos do que outros tipos de colchão e alguns dormidores podem ter alergias ao látex.

Confira nossa seleção dos melhores colchões de látex do ano.

Molas Ensacadas

Os colchões de molas ensacadas são compostos por uma camada de molas ensacadas entre duas finas camadas de espuma. Os colchões de molas ensacadas são um dos tipos de cama mais populares e têm o que muitas pessoas consideram uma sensação de colchão "tradicional". Esses colchões são frescos e possuem uma sensação de mola, são responsivos e oferecem suporte. Eles possuem uma sensação mais firme, o que os torna uma boa escolha para aqueles que precisam de mais suporte, como pessoas mais pesadas e que dormem de costas, mas geralmente não são a melhor opção para aqueles que precisam de alívio da pressão. 

Veja nossa lista dos nossos colchões de molas ensacadas favoritos.

Híbridos

Os colchões híbridos são feitos com dois ou mais materiais diferentes, para que você possa aproveitar as características de vários tipos de colchão em uma única cama. Os colchões híbridos geralmente são compostos por uma camada de molas ensacadas combinadas com camadas de látex ou espuma viscoelástica, oferecendo uma sensação equilibrada com suporte firme e alívio da pressão. A maioria dos dorminhocos se sentiria confortável em um colchão híbrido, mas a complexidade da construção híbrida pode tornar esses colchões mais caros do que outros tipos de colchão. 

Dê uma olhada em nossas principais escolhas para os melhores colchões híbridos.

O que Considerar ao Decidir a Espessura do Colchão

Encontrar a espessura certa do colchão para você depende de uma variedade de fatores. Essa é uma decisão importante, pois a espessura determinará a sensação, firmeza, nível de suporte e durabilidade de sua cama. Considere os seguintes fatores para descobrir qual é a espessura certa para suas necessidades de sono:

Posição para Dormir

Cada posição diferente de dormir requer um nível diferente de firmeza e suporte para mantê-lo confortável durante a noite.

  • Dorminhocos de barriga para baixo - Se você dorme de barriga para baixo, você precisará de um colchão com suporte firme para evitar que sua região central afunde muito no colchão e cause dor nas costas. Embora um colchão firme e mais fino possa funcionar para quem dorme de barriga para baixo, eles podem se beneficiar de uma camada mais macia na parte superior do colchão para fornecer algum alívio de pressão suave ao redor do peito e dos ombros, conforme eles pressionam para baixo no colchão.
  • Dorminhocos de costas - Os dorminhocos de costas também precisam de um colchão com suporte firme, mas com mais alívio de pressão para evitar o estresse na parte inferior das costas enquanto você dorme. Geralmente, um colchão requer várias camadas para criar essa quantidade equilibrada de suporte e conforto.
  • Dorminhocos de lado - Os dorminhocos de lado precisam de um colchão mais espesso, com camadas macias mais próximas do topo da cama. Isso ocorre porque os quadris e os ombros precisam afundar confortavelmente no colchão, sem esbarrar na camada de base firme, o que poderia causar desconforto.

Tipo de Corpo

Seu tipo de corpo também é um fator determinante para a espessura do seu colchão, porque o mesmo colchão pode ter uma sensação completamente diferente dependendo de quanto você pesa. Os colchões tendem a parecer mais firmes para quem tem um tipo de corpo leve, ou para aqueles com menos de 130 libras, porque seus corpos não afundam tão profundamente nas camadas de conforto do colchão. Dorminhocos com peso acima da média, ou aqueles que pesam mais de 250 libras, podem sentir que um colchão é mais macio porque seus corpos afundam mais nas camadas do colchão. Aqui estão os níveis de espessura de colchão que funcionam melhor para diferentes tipos de corpo:

  • Dorminhocos Leves (menos de 130 libras): Dorminhocos leves geralmente precisam de um colchão com pelo menos 12 polegadas de espessura. Qualquer coisa mais fina do que 12 polegadas pode parecer muito firme para um dorminhoco leve. No entanto, um colchão excessivamente espesso pode ser um desperdício de dinheiro para quem tem um tipo de corpo mais leve, pois seu corpo não afundará o suficiente no colchão para sentir todas as diferentes camadas de conforto.
  • Dorminhocos de Peso Médio (de 130 a 250 libras): Dorminhocos de peso médio tendem a precisar de uma cama que tenha pelo menos 10 a 12 polegadas de espessura, dependendo da preferência de firmeza. Aqueles que preferem uma cama mais firme podem optar por uma cama mais fina, mas aqueles que preferem um colchão mais macio devem escolher uma cama com pelo menos 12 polegadas de espessura. Se você gosta de uma superfície extra macia, os dorminhocos de peso médio também podem optar por um colchão mais espesso, com camadas de conforto mais macias.
  • Dorminhocos Pesados (mais de 250 libras): Dorminhocos de peso mais elevado devem escolher um colchão que tenha pelo menos entre 12 e 14 polegadas para que a cama tenha suporte adequado e aguente ao longo do tempo. Dorminhocos pesados também podem se beneficiar de um colchão mais espesso se desejarem camadas extras de suporte ou camadas de conforto aconchegantes para uma experiência de sono macia.

Compartilhando a Cama com um Parceiro 

Se você compartilha a cama com um parceiro ou animais de estimação, você precisará de suporte adicional para o peso extra em sua cama. Você vai querer uma cama que tenha pelo menos 10 a 12 polegadas de espessura para garantir que sua cama seja durável o suficiente para evitar afundamentos e também permanecer solidária a você e seus companheiros de sono. 

Saúde e Condições Médicas 

Se você sente dor durante a noite ou tem certas condições médicas, escolher um colchão com o nível de espessura certo pode ajudar a aliviar algumas dores.  

Para aqueles que têm artrite ou sentem dor nas articulações, como dores nos ombros ou nos quadris, um colchão mais macio pode ser a melhor opção. Camas macias ajudarão a aliviar a pressão dessas áreas sensíveis redistribuindo seu peso ao longo do comprimento do colchão. Um colchão com 12 a 14 polegadas de altura seria ideal.

Se você sofre de dor nas costas, o ideal é um colchão com cerca de oito a 12 polegadas. Um colchão mais fino pode não ter alívio de pressão suficiente para se adequar às suas curvas naturais - o que poderia causar dor adicional. No entanto, um colchão mais espesso pode ser muito macio e permitir muito afundamento para apoiar sua postura neutra e saudável. 

Se você tem problemas de mobilidade, deve optar por um colchão mais fino. Escolha uma cama que tenha altura suficiente para fornecer o suporte e o conforto que você precisa. Colchões mais finos são normalmente mais fáceis de se movimentar. Eles proporcionam mais estabilidade e suporte, e têm menos camadas para você afundar e ficar preso. 

Se você está procurando um colchão para uma condição específica, confira nossas seleções para sciatica, dores nas costas, dores nos ombros e dores nos quadris para opções de colchões altamente avaliados. 

Idade 

Crianças pequenas e menores devem ter um colchão mais fino, pois uma cama mais baixa reduz o risco de queda. As crianças também têm corpos pequenos e leves, então elas não precisam de muitas camadas para ter suporte ou ficarem confortáveis. Se você está procurando um idoso, também pode procurar uma cama mais fina para proporcionar estabilidade extra ao entrar e sair da cama. 

Altura da base da sua cama

Se você já possui uma estrutura de cama, base ou uma mola em casa, é necessário obter um colchão que tenha a altura correta para a sua base da cama. Clique aqui para saber a altura adequada para a sua base da cama.

Prós e contras de colchões espessos

Dependendo das suas necessidades e preferências, um colchão espesso pode fazer a diferença na qualidade do seu sono. Aqui estão os prós e contras:

Prós de colchões espessos

  • Mais acolchoado: Colchões espessos são feitos com mais camadas, o que significa que eles podem proporcionar maior conforto. Isso é ótimo se você prefere uma cama mais macia, tem articulações doloridas ou dorme de lado.
  • Durabilidade: As camadas extras nos colchões espessos oferecem suporte adicional. Essa reforço extra ajuda a manter o seu corpo sem afundar em uma postura inadequada e pode evitar que o colchão afunde ao longo do tempo.
  • Suporte: O suporte adicional proporcionado pelas camadas adicionais em um colchão os torna uma boa opção para casais e pessoas mais pesadas.

Contras de colchões espessos

  • Mais caros: Devido à quantidade maior de materiais utilizados, colchões espessos geralmente custam mais do que os modelos mais finos.
  • Mais pesados: Colchões espessos são mais pesados e volumosos do que suas contrapartes mais finas, o que pode dificultar o seu movimento.
  • Altura: Um colchão espesso pode ser muito alto para a sua base de cama. Se você optar por um colchão espesso, pode ser necessário adquirir uma nova cama ou base.

Prós e contras de colchões finos

Colchões finos geralmente não são a melhor escolha para a pessoa comum, mas podem ser ótimas opções para certos tipos de dorminhocos.

Prós de colchões finos

  • Mais baratos: Um colchão mais fino é uma boa opção se você estiver com o orçamento limitado, já que esses colchões normalmente custam menos por terem menos camadas.
  • Fáceis de mover: Colchões finos são menores e mais leves do que o colchão médio, o que facilita a sua movimentação.
  • Mais estabilidade: Como os colchões finos estão mais próximos ao chão, fica mais fácil entrar e sair da cama.

Contras de colchões finos

  • Durabilidade: Colchões finos tendem a se desgastar mais rapidamente do que colchões mais espessos, portanto, mesmo que sejam mais baratos, você precisará substituí-los em um período menor.
  • Menos suporte: Colchões finos não proporcionam o mesmo nível de suporte que os modelos mais espessos, o que pode causar desconforto.
  • Afunda: Como os colchões finos são menos duráveis e oferecem menos suporte, eles começarão a afundar mais rapidamente, o que pode causar dores nas costas.

FAQs

Qual é a melhor espessura de colchão?

A melhor espessura de colchão para você depende das suas necessidades. Um colchão padrão com espessura entre oito e 12 polegadas geralmente atende às necessidades do dorminhoco médio. Colchões mais finos são melhores para bebês, crianças, idosos ou se você tiver uma cama de apoio que não tenha espaço para um colchão mais espesso. Colchões mais espessos são melhores para quem precisa de suporte ou acolchoamento extra, para pessoas mais pesadas ou para aqueles que dormem com um parceiro ou um animal de estimação.

Qual é a melhor espessura para um colchão de espuma viscoelástica?

A menos que você esteja procurando por uma criança ou idoso com problemas de mobilidade, a maioria dos adultos se sentirá mais confortável em uma cama de espuma viscoelástica com pelo menos 10 a 12 polegadas de espessura.

Colchões mais grossos são melhores?

Colchões mais grossos geralmente são mais duráveis e oferecem mais suporte, mas colchões mais finos podem ser melhores para crianças ou aqueles com problemas de mobilidade.

Qual é a espessura média de um colchão?

A maioria dos colchões tem entre oito e 12 polegadas, embora alguns colchões mais grossos possam ter até 16 polegadas de altura.

Um colchão de oito polegadas é espesso o suficiente?

Um colchão de oito polegadas é tecnicamente considerado um tamanho "padrão" que atenderia o sono médio, mas pode não ser espesso o suficiente, dependendo das suas necessidades e preferências de sono. Um colchão de oito polegadas costuma ser mais firme. Se você for um sono leve, precisará de um colchão ligeiramente mais espesso para que ele não pareça muito firme. Da mesma forma, quem tem muito peso terá mais conforto em um colchão com pelo menos 12 polegadas de espessura para obter o suporte necessário.

Conclusão

A espessura ideal de um colchão depende das suas necessidades e preferências de sono únicas. A espessura do colchão determina o nível de suporte, alívio de pressão, durabilidade e como ele se encaixa na base da cama, portanto, certifique-se de considerar todos os fatores que você considera mais importantes ao escolher o melhor colchão para você.

Inscreva-se hoje mesmo!

Receba as últimas ofertas, descontos, análises e brindes!

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12