Guia Prático sobre Como Remover Manchas de Sangue de um Colchão

2023-09-14 00:02:12 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Quer seja devido a um ferimento, um sangramento nasal ou à visita da Tia Menstruação no meio da noite, uma mancha de sangue no colchão pode ser muito desafiadora de remover. No entanto, removê-la deve ser sua prioridade máxima, pois além de ser esteticamente desagradável, o sangue atrai aqueles irritantes percevejos de cama que podem atrapalhar o seu sono.

Felizmente, você não precisa se livrar do seu colchão favorito quando um incidente desse tipo acontece, pois é possível remover manchas de sangue de um colchão. Neste artigo, vamos nos aprofundar em como remover sangue de um colchão sem causar danos, então vamos direto ao assunto.

Dicas e truques para remover manchas de sangue frescas de um colchão

Para remover a mancha o mais facilmente possível, você deve agir assim que presenciar o derramamento de sangue na sua cama.

- Primeiramente, retire a roupa de cama imediatamente e enxágue-a em água fria para remover o sangue fresco.

- Em seguida, aplique um removedor de manchas ou esfregue um detergente de lavanderia suave e coloque a roupa de cama em uma máquina de lavar que utilize um ciclo de água quente para se livrar do restante da mancha de sangue.

Agora vamos falar do colchão. Como ele não está protegido por um protetor de colchão impermeável, as manchas de sangue provavelmente atingiram algumas camadas do seu colchão, então vamos ver o que pode ser feito.

Água fria

Este é talvez o método mais seguro e simples para remover manchas de sangue frescas.

- Use um pano limpo ligeiramente úmido e coloque-o sobre a área manchada por até um minuto.

- Lave o pano ou substitua-o por um novo e repita esse processo quantas vezes forem necessárias, até que a mancha desapareça completamente.

- Depois que a mancha de sangue for removida, seque o colchão completamente seguindo alguns passos simples em nosso artigo sobre como secar um colchão molhado, pois deixá-lo úmido pode causar o crescimento de mofo.

Suco de limão

Devido ao ácido cítrico presente nos limões, o suco de limão dissolve as manchas de sangue sem causar danos aos tecidos.

- Limpe suavemente a superfície problemática com água fria.

- Aplique um pouco de suco de limão em seguida e tente dar leves batidinhas na mancha.

- Certifique-se de que o colchão esteja completamente seco antes de colocar a roupa de cama nele.

Sal

O sal é conhecido como um excelente removedor de manchas devido às suas propriedades desidratantes. Polvilhar algumas colheres de sopa na área afetada e deixar descansar por até uma hora pode ajudar a remover tanto água como sangue, e se você estiver lidando com uma mancha muito teimosa, pode fazer uma pasta com sal, amido de milho e água oxigenada para obter melhores resultados.

Dicas e truques para remover manchas de sangue seco

Uma vez que o sangue seca no seu colchão, torna-se um pouco mais desafiador removê-lo, no entanto, não é impossível. Aqui estão alguns métodos que você pode tentar para remover manchas de sangue ou menstruais do seu colchão.

Pó Amaciador de Carne

Outro método comumente utilizado para remover manchas difíceis é o amaciador de carne, cuja função principal é quebrar as ligações de proteína na carne, sendo também eficaz na remoção de manchas.

  • Misture duas xícaras deste pó enzimático natural com uma xícara de sal e espalhe sobre a superfície afetada do colchão. 
  • Use um papel toalha com um saco plástico por cima para cobrir o pó, permitindo que descanse no colchão durante a noite. 
  • Aspire a mistura na manhã seguinte e verifique se a mancha precisa de um tratamento adicional com um dos métodos que abordamos abaixo. 

Remova Manchas de Sangue com um Limpa-Enzimas

Um limpa-enzimas é uma bactéria não patogênica que produz enzimas para atuar como catalisadores na quebra de moléculas em pequenos pedaços. Essas pequenas partículas se tornam alimento para as bactérias, que convertem as moléculas de sangue em água e dióxido de carbono após a digestão. Recomendamos o uso de um limpa-enzimas alvejante oxigenado, que oxida as ligações de sangue, quebrando-as em nível molecular. 

Antes de iniciar o processo de limpeza, leve em consideração nossa palavra de cautela para nunca aplicar a solução diretamente no colchão. Em vez disso, pulverize-a em uma toalha limpa e esfregue suavemente na mancha do colchão. 

O Método do Bicarbonato de Sódio

Mencionamos o bicarbonato de sódio como um verdadeiro milagreiro na remoção de manchas e odores em nossos outros artigos. Afinal, é uma ótima alternativa aos produtos de limpeza químicos, pois é ecológico, não tóxico e bastante eficaz na remoção de manchas. Aqui está uma forma natural de remover aquelas manchas de sangue com mau cheiro do seu colchão:

  • Polvilhe bicarbonato de sódio diretamente sobre a mancha e use um borrifador para pingar vinagre branco. Isso causará uma reação efervescente que corta as manchas de sangue, removendo-as das camadas mais profundas do colchão. 
  • Deixe a reação efervescente agir por aproximadamente trinta minutos. 
  • Para remover os resíduos da solução, use um acessório de vácuo para estofados ou um pano limpo.
  • Retire a solução de bicarbonato de sódio e vinagre branco com água fria esterilizada até que não reste nada na superfície do colchão. 

Mistura de Amido de Milho

Amido de milho, sal e peróxido de hidrogênio são excelentes para limpar manchas à base de proteína como sangue. 

  • Para criar uma pasta de limpeza, misture ¼ de xícara de peróxido de hidrogênio com ½ xícara de amido de milho, adicionando uma colher de sopa de sal à mistura. Aplique a pasta na mancha e, após trinta minutos, tente esfregar suavemente com uma escova de dentes para amolecer a mistura, eventualmente removendo a pasta com um pano limpo e úmido. 
  • Ao remover completamente a mistura, use uma toalha seca para absorver o máximo de umidade possível.

Conclusão

Esperamos que tenha achado nosso guia útil e que os métodos que explicamos brevemente ajudem você a se livrar das manchas de sangue no seu colchão. Para evitar acidentes desse tipo no futuro, no entanto, siga nosso conselho e proteja seu colchão com uma capa protetora. 

Fontes

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12