Como remover manchas de sangue do seu colchão de espuma viscoelástica

2023-08-15 00:03:29 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Última atualização em 21 de dezembro de 2022

Você provavelmente já sabe que passa quase um terço da sua vida dormindo. Agora, pense no que seu colchão passa durante todo esse tempo. É muita coisa! E, vamos encarar, acidentes podem acontecer pelo caminho.

Seja por você ter se cortado ou machucado, seu filho ter pulado na cama com o nariz sangrando, ou a visita inesperada da menstruação, saber como remover manchas de sangue do seu colchão é um truque útil de se conhecer.

Aqui, compartilharemos algumas maneiras simples de remover manchas de sangue de um colchão e também forneceremos algumas dicas sobre como manter seu colchão limpo para evitar outros acidentes.

Visão geral: Como remover manchas de sangue do seu colchão de espuma viscoelástica

- Mantenha a temperatura fria. Sempre use água fria ao remover uma mancha de sangue; a água quente pode fixar ainda mais a mancha.

- Dê leves batidinhas, não esfregue. Esfregar pode na verdade espalhar a mancha e piorar a situação.

- Use um produto de limpeza mais poderoso, se necessário. Produtos de limpeza enzimáticos e amônia são dois produtos poderosos que você pode usar para limpar manchas de sangue do seu colchão.

- Seja proativo contra manchas. Protetores de colchão ajudam a proteger seu colchão contra acidentes.

Antes de mergulharmos em todos os suprimentos de que você vai precisar para remover manchas de sangue do seu colchão, vamos dar uma olhada em algumas dicas para ajudar você a ter sucesso mesmo antes de usar todos os produtos de limpeza.

A primeira coisa a observar é sempre usar água fria. Água morna ou quente na verdade piorará a situação, pois pode fixar a mancha para sempre! Em vez disso, use água fria, que ajudará a enxaguar a mancha.

Em seguida, dê leves batidinhas em vez de esfregar. Isso vale para a maioria das remoções de manchas, incluindo sujeira, suor ou urina de um colchão. Esfregar pode na verdade espalhar a mancha e piorar a situação.

Para se preparar, retire todas as roupas de cama e travesseiros da cama, que você pode lavar separadamente. Uma vez que seu colchão estiver livre, você está pronto para lidar com a tarefa de remover uma mancha de sangue do seu colchão.

Se você puder agir imediatamente, recomendamos começar com uma abordagem suave. O sangue se dissolve em água fria, então essa pode ser a primeira opção. Simplesmente dê leves batidinhas na mancha de sangue com um pano embebido em água fria até que a mancha seja totalmente removida - apenas tenha cuidado para não encharcar o colchão enquanto faz isso.

Se a mancha não sair, recorra ao bicarbonato de sódio. Veja como usar bicarbonato de sódio para remover manchas de sangue de um colchão:

Bucket and cleaning supplies for a memory foam mattress

- Primeiro, dê leves batidinhas na mancha com água fria, como mencionamos acima. O truque é tentar absorver o máximo de umidade da mancha possível antes mesmo de começar a limpar.

- Em seguida, polvilhe uma boa quantidade de bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe-o agir por pelo menos 30 minutos. O bicarbonato de sódio é ótimo para remover umidade naturalmente.

- Por fim, limpe o bicarbonato de sódio com mais batidinhas usando seu pano úmido (e frio).

- Repita esses passos quantas vezes forem necessárias para remover a mancha.

Remover sangue seco de um colchão pode ser um pouco mais desafiador, mas não impossível. Para manchas de sangue persistentes, recomendamos uma mistura de sal de mesa e água oxigenada.

O peróxido de hidrogênio pode ser usado em sua forma pura, mas despejá-lo diretamente no colchão apenas irá encharcar as camadas de espuma viscoelástica e levará uma eternidade para secar. Em vez disso, prepare uma pasta removedora de manchas. Veja como fazer:

  • Crie uma pasta usando cerca de ½ xícara de amido de milho, ½ xícara de peróxido de hidrogênio e cerca de uma colher de sopa de sal. Você pode ajustar a mistura conforme necessário, mas ela deve ter aproximadamente a consistência de pasta de dente.
  • Antes de aplicar a pasta na mancha de sangue, umedeça a mancha com água fria.
  • Aplique a pasta em toda a mancha usando uma colher, espátula ou escova de dentes de cerdas macias.
  • Deixe agir por cerca de 30 minutos. A pasta irá secar e o peróxido de hidrogênio começará a borbulhar.
  • Quando as bolhas de peróxido de hidrogênio pararem, dê batidinhas na mancha novamente com um pano limpo e úmido para remover tanto a mancha quanto a solução.
  • Deixe o colchão secar completamente antes de colocar qualquer roupa de cama de volta.

O sangue menstrual é uma das manchas mais comuns em colchões, e não há motivo para se envergonhar. Felizmente, é fácil de limpar - desde que você aja rapidamente, antes que tenha a chance de fixar. Para limpar uma mancha de sangue menstrual, faça uma pasta com cerca de ½ xícara de amido de milho, ½ xícara de peróxido de hidrogênio e cerca de uma colher de sopa de sal. Umedeça a mancha com água fria e, em seguida, aplique a pasta sobre ela. Deixe agir por cerca de 30 minutos enquanto ela começa a borbulhar. Quando as bolhas de peróxido de hidrogênio pararem, dê batidinhas na mancha novamente com um pano limpo e úmido para remover tanto a mancha quanto a solução.

As soluções caseiras que compartilhamos são ótimas em casos urgentes, mas ter um limpador de qualidade comercial à mão também é uma boa opção. Abaixo estão algumas opções adicionais para remover manchas de sangue de colchões, bem como uma a ser evitada.

Marc Werner - Founder, GhostBed

Produtos Enzimáticos

Os produtos de limpeza de tecidos que você vê na seção de lavanderia do supermercado são, na maioria das vezes, produtos enzimáticos. Essas soluções populares funcionam quebrando a mancha, o que facilita a remoção. Procure por um produto enzimático feito especificamente para estofados, tecidos ou colchões. Dessa forma, você sabe que ele não causará mais danos. Borrife ou despeje em uma toalha ou pano e use-o para dar batidinhas na área - não aplique diretamente no colchão. Deixe secar ao ar livre e, em seguida, use o aspirador para remover qualquer resíduo.

Amônia

Quando você tem uma mancha resistente, a amônia é outro limpador poderoso para experimentar. Para esse método, misture uma colher de sopa de amônia com cerca de uma xícara de água fria (um pouco faz muito aqui!). Mergulhe uma toalha na mistura de amônia e dê batidinhas na mancha. Repita até que a mancha desapareça.

Observação: Use luvas e abra uma janela se for tentar isso!

Amaciante de Carne

Embora pareça estranho, o amaciante de carne - sim, a mesma mistura de tempero que você usa para deixar seus bifes mais saborosos - funciona para quebrar as proteínas do sangue. Para experimentar, faça uma pasta de amaciante de carne e água fria, e aplique-a em cima da mancha. Cubra e deixe agir por uma hora. Em seguida, remova dando batidinhas com uma toalha seca.

Refrigerante

Você pode ter ouvido falar sobre o uso de Coca-Cola, ou qualquer outra cola carbonatada semelhante, para remover manchas de sangue. Pode parecer um pouco estranho, mas isso funciona? A ideia é que a carbonatação e o ácido fosfórico da cola ajam juntos para quebrar as manchas. Embora não tenhamos experimentado isso nós mesmos, há muitas pessoas que garantem que funciona para limpar manchas de sangue de roupas e lençóis. No entanto, não recomendamos usar esse método para remover sangue de um colchão de espuma viscoelástica, já que você não pode lavá-lo completamente depois.

Dica do Marc

Sempre, sempre, sempre certifique-se de deixar seu colchão molhado secar completamente antes de colocar qualquer cobertura ou roupa de cama! Abra uma janela ou coloque um ventilador por perto, se necessário. A luz do sol também funciona, se você puder levar o colchão para fora.

Claro, não é possível evitar totalmente manchas no seu colchão, mas há algumas coisas que você pode fazer para protegê-lo e mantê-lo limpo.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é investir em um protetor de colchão de alta qualidade. Um protetor de colchão proporciona uma camada extra de proteção contra derramamentos, manchas e acidentes. Nosso protetor de colchão GhostProtector possui uma parte superior de malha super macia para maior respirabilidade e oferece uma camada impermeável feita para durar.

Você também pode considerar a compra de um sobrecolchão, que é outra camada que vai em cima do seu colchão. Embora os tradicionais sobrecolchões não sejam impermeáveis ou tão protetores quanto os protetores de colchão, você pode usar um sobrecolchão e um protetor de colchão juntos. O sobrecolchão de espuma viscoelástica GhostBed é uma opção completa, com seu confortável gel de memória e capa impermeável inclusos.

Agora que você sabe como cuidar do seu colchão e remover até mesmo as manchas de sangue mais difíceis, vamos ajudá-lo a montar o seu conjunto de quarto com a GhostBed. Confira alguns de nossos produtos mais amados abaixo para proteger o seu colchão e dormir com mais tranquilidade!

Marc Werner

Fundador - GhostBed

Após passar por três cirurgias no pescoço, Marc sabia como era viver e dormir com dor constante. Em 2001, depois de procurar em vão por um travesseiro e colchão confortáveis que apoiassem seu pescoço e costas... Saiba Mais

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12