Como limpar vômito de um colchão (e remover o odor)

2023-07-30 00:21:15 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Por vezes, somos compensados pelos links que você clica sem nenhum custo para você. Saiba mais sobre por que você deve confiar nas nossas avaliações e veja nossa página de divulgação.

Limpar vômito de um colchão é pior do que limpar urina ou qualquer outro derramamento - cheira horrível e pode conter vírus ou bactérias que você não deseja ter por perto. Você também pode se preocupar com o odor persistente, mas não se preocupe. Embora seja uma coisa desagradável de se fazer, pode ser feito com sucesso com apenas alguns produtos de limpeza domésticos.

Junte seus itens essenciais para o lar:

  • um prato de papel ou uma pá de lixo
  • toalhas de papel ou panos velhos
  • detergente suave
  • vinagre branco e/ou álcool isopropílico
  • removedor de manchas enzimático
  • bicarbonato de sódio
  • luvas de borracha
  • um ventilador ou secador de cabelo

E siga estes sete passos para limpar vômito de um colchão:

  • Passo 1: Remova o vômito
  • Passo 2: Lave a roupa de cama
  • Passo 3: Use um papel toalha para absorver a área
  • Passo 4: Limpe a área com água e sabão
  • Passo 5: Desinfete o colchão
  • Passo 6: Espalhe bicarbonato de sódio no colchão
  • Passo 7: Aspire o bicarbonato de sódio

Aja assim que ocorrer um acidente. Use luvas de borracha (isso é opcional, mas é uma boa ideia mesmo assim) para se proteger de microorganismos. Use um prato de papel para recolher as partes sólidas e coloque-as em um saco plástico. Quando terminar de remover, coloque o prato no saco e amarre-o. Livre-se dele o mais rápido possível. Você não quer que nenhum odor persista.

Se você não tiver um prato de papel, pode usar uma pá de lixo para raspar o vômito, mas certifique-se de lavá-la depois.

Tire a roupa de cama e lave-a - todas as lençóis e tudo o que entrou em contato próximo com o vômito. Por exemplo, se aconteceu na área das pernas, lave os lençóis e o edredom, mas deixe os travesseiros de fora. Se aconteceu perto dos travesseiros, lave/limpe-os também.

O objetivo é higienizar a roupa de cama e evitar que as partículas de vômito e germes se espalhem.

Use um papel toalha (ou um pano) e absorva qualquer líquido em excesso. Tente remover o máximo de líquido possível sem esfregar ou esfregar. A absorção impedirá que o líquido restante e os germes se espalhem.

Desta forma, você está removendo o líquido restante enquanto garante que não se espalhe.

Use detergente suave e água morna para limpar a área. Misture-os em um pequeno recipiente. Pegue outro pano ou uma toalha de papel, absorva um pouco de água com sabão e dê leves batidinhas na área.

Quando estiver limpo, tampe-o com um pano úmido e, uma vez removido o resíduo de sabão, você pode opcionalmente pressionar novamente com um pano seco.

Esta etapa é para limpar melhor o colchão, desodorizá-lo e, o mais importante, desinfetá-lo. Faça uma solução de água e vinagre branco - uma xícara de cada - coloque em um borrifador ou outro recipiente e aplique na área encharcada. Quando a solução secar um pouco, verifique se uma mancha vai permanecer. Aplique novamente, se necessário. Para uma desinfecção extra, borrife levemente álcool isopropílico na superfície do colchão.

Utilize um secador de cabelo ou um ventilador para secar o colchão. Quando a superfície estiver seca, verifique se há sinais de manchas pela última vez. Não se esqueça de que isso não significa que o colchão está completamente seco. Provavelmente ainda há umidade presa dentro, então não deixe ninguém usar o colchão por algumas horas. O cheiro de álcool/vinagre branco deve desaparecer à medida que evapora.

Alternativamente, você pode usar um limpador enzimático/enzima. Esses limpadores contêm boas bactérias que rapidamente quebram manchas ao comer partículas de resíduos orgânicos. Siga as instruções no frasco. Os limpadores enzimáticos têm um cheiro específico que desaparece quando a superfície estiver completamente seca.

Como toque final, polvilhe bicarbonato de sódio no colchão. Isso removerá quaisquer odores restantes e dará frescor ao colchão. Deixe o bicarbonato de sódio agir por algumas horas ou durante a noite.

Aspire o resíduo de bicarbonato de sódio e coloque lençóis limpos em seu colchão.

Se o acidente foi causado pelo seu animal de estimação, você deve observar algumas coisas.

Não deixe seu animal de estimação voltar para a cama/dormir sem monitorá-lo de perto. Quando você alimentou seu animal de estimação com algo novo ou apenas começou uma dieta crua, é provável que o estômago fique perturbado e isso pode ser apenas uma coisa pontual.

No entanto, ele ou ela também podem ter outros sintomas que apontem para uma doença - quando o vômito é acompanhado de comportamento incomum, provavelmente é motivo para consultar seu veterinário. Esses sinais incluem qualquer coisa que seja muito fora do caráter - letargia ou agressão, reclusão, respiração excessiva, falta de apetite ou tempo excessivo/infrequente no banheiro (incluindo urinar no colchão). Pode ser intoxicação alimentar ou algo mais.

Finalmente, dê uma olhada na qualidade, tamanho e horário das refeições do seu animal de estimação. Talvez haja algo que seu animal de estimação não tolere ou talvez você esteja alimentando-o demais. Alimente seu animal de estimação sempre no mesmo horário e faça a última refeição algumas horas antes de dormir.

Para manter derramamentos e acidentes longe do colchão, obtenha um protetor de colchão. Ele oferece ótima proteção para qualquer pessoa que tenha filhos, animais de estimação ou costume fazer refeições ou tomar bebidas na cama.

  • Com zíper - esse tipo de protetor envolve todo o colchão - parte de cima e de baixo. É como se fosse uma capa extra para o colchão.
  • Ajustável - os protetores ajustáveis são projetados como lençóis ajustáveis e são fáceis de colocar e remover.
  • Com tiras - esse protetor fica plano e normalmente é mais espesso do que os outros dois. Possui quatro tiras elásticas - uma em cada canto - para fixar firmemente o protetor no colchão. Um protetor de colchão espesso com tiras também é conhecido como um protetor de colchão. Eles são diferentes das sobreposições de colchão.

Os protetores de colchão são feitos de muitos tipos de materiais - alguns deles são feitos de um único material e outros têm uma estrutura mais complexa e são feitos de misturas ou múltiplos materiais.

Os que possuem melhores propriedades à prova d'água são mais espessos e geralmente feitos de materiais artificiais.

Materiais comuns para sobreposições incluem:

  • Algodão - macio e respirável, mas não muito durável.
  • Poliéster - menos confortável que o algodão, mas fácil de limpar e resistente a manchas.
  • Vinil - pode causar superaquecimento, mas é muito resistente e à prova d'água.
  • Poliuretano - geralmente resistente ao desgaste, mas tem uma vida útil curta.

É possível remover o cheiro de vômito de um colchão? Sim, quando você age rapidamente e remove todo o vômito sólido e líquido do colchão, use um sabão suave e um pano velho para limpá-lo, em seguida, desinfete-o e deixe o colchão secar completamente. Vinagre branco e bicarbonato de sódio são seus amigos.

É possível tirar o cheiro de vômito das roupas de cama? Sim. Raspe tudo o que puder das roupas de cama. Em seguida, lave-as e outras roupas de cama na temperatura mais alta. Se você quiser ter certeza de que removerá o vômito e o cheiro de vômito das roupas de cama, lave-as pela segunda vez e adicione um quarto de xícara de bicarbonato de sódio.

O cheiro de vômito é realmente ruim, mas você não deve entrar em pânico sobre como limpar o vômito de um colchão, pois provavelmente você já tem tudo o que precisa para deixá-lo novo em folha. Você precisa raspar os sólidos, lavar as roupas de cama, umedecer o colchão com um pouco de água com sabão, pressionar com um pano limpo, borrifar vinagre branco ou álcool e deixar secar. Você também pode polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio e aspirar o colchão limpo. As manchas de vômito podem ser removidas junto com o cheiro.

Você pode precisar de um pouco de paciência, continue trabalhando nisso e você vai conseguir.

Próximo passo: Se você não conseguir remover o cheiro do seu colchão, está na hora de considerar comprar um novo. Leia nossa análise do colchão Nolah como exemplo de uma ótima marca para escolher. Analisamos os prós e contras para que você possa decidir por si mesmo se é o colchão certo para você.

Psst... a indústria de análises de sono está repleta de mentirosos, aproveitadores e ladrões. É uma versão moderna de ser enganado em sua loja de colchões local. Então, por que você deveria confiar em nós?

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12