Como limpar um colchão de espuma viscoelástica

2023-06-26 01:36:26 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

É possível limpar um colchão de espuma viscoelástica com segurança, e fazer isso pode ajudar a prolongar sua vida útil. Manter um colchão limpo é importante para a higiene e saúde.

Colchões de espuma viscoelástica são um investimento que pode durar anos com os cuidados apropriados. Pessoas devem limpar manchas quando ocorrem para evitar que se tornem permanentes.

Limpar um colchão é possível usando ingredientes comuns, como vinagre branco, bicarbonato de sódio e detergente para lavar louça. Esses produtos são boas opções para pessoas que desejam evitar produtos químicos fortes ou prejudiciais.

Uma pessoa deve tornar a limpeza do seu colchão um hábito regular para ajudar a prevenir manchas e o acúmulo de detritos em sua cama.

Quando limpar qualquer colchão, incluindo colchões de espuma viscoelástica, é importante usar o mínimo de água possível. Usar água em excesso pode impedir que o material seque adequadamente e causar mofo ou bolor.

Uma pessoa pode limpar um colchão adequadamente seguindo as seguintes etapas:

- Limpar toda a superfície usando um aspirador com um acessório de estofamento para remover todo o material solto e detritos

- Fazer uma solução de limpeza - usando duas partes de água morna e uma parte de limpador de tecido, detergente para lavar louça ou outro limpador suave - e despejar a solução em um frasco de spray

- Pulverizar uma pequena quantidade da solução de limpeza sobre a mancha ou área suja, tendo cuidado para não saturar o colchão, e então dar batidinhas com um pano limpo ou papel toalha

- Usar um secador de cabelo em uma configuração baixa para secar o colchão (isso pode levar vários minutos) ou usar um ventilador para aplicar movimento constante de ar por várias horas

Para manchas difíceis ou com odor, uma pessoa pode tentar usar uma mistura composta por três quartos de xícara de água e um quarto de xícara de vinagre branco. Polvilhar bicarbonato de sódio sobre manchas com odor, como urina ou produtos à base de leite, pode ajudar a remover o cheiro.

Uma pessoa deve tentar limpar seu colchão sempre que trocar suas roupas de cama ou conforme necessário.

Uma pessoa deve evitar certos métodos de limpeza para não danificar seu colchão. Esses métodos incluem:

Limpeza a Vapor: O vapor é útil como limpador e desinfetante. Ele funciona bem em pisos ou outras superfícies duras com manchas difíceis, mas não é tão bom para limpar colchões.

Se uma pessoa limpar seu colchão a vapor, a água no vapor aderirá ao colchão, podendo embeber o material e causar danos ou umidade duradoura que pode levar vários dias para secar. Essa umidade pode levar à formação de mofo ou bolor.

Submersão em água: Uma pessoa deve evitar mergulhar seu colchão ou qualquer parte de seu colchão na água. O colchão pode absorver facilmente a água e ficar encharcado, o que pode causar danos e umidade.

Detergentes e limpadores fortes: Uma pessoa não deve usar água sanitária ou qualquer outro limpador agressivo em seu colchão. Esses produtos podem causar mais manchas ou potencialmente danificar a espuma do colchão.

O que fazer se a limpeza não funciona pode depender da mancha e das preferências da pessoa.

Para um colchão mal cheiroso e desagradável para dormir, uma pessoa poderia tentar usar um desses métodos para ajudar a desodorizar o colchão:

- borrife uma solução de partes iguais de água e vinagre até que a superfície esteja úmida, mas não encharcada, e deixe secar ao ar livre;

- adicione amido de milho e algumas gotas de água, deixe por 5 minutos e depois aspire, ou adicione bicarbonato de sódio (um neutralizador de odores natural) ao amido de milho para ajudar a desodorizar e limpar a mancha;

- polvilhe uma camada de bicarbonato de sódio por cima, deixe por 30 minutos a 24 horas, e depois aspire o pó;

- use a solução de vinagre e depois aplique o bicarbonato de sódio;

- deixe o bicarbonato de sódio descansar com 10 a 15 gotas de óleo essencial por 30 minutos a 24 horas, e depois aspire.

Se um odor ou mancha persistir, uma pessoa pode precisar considerar trocar seu colchão. Uma pessoa pode descartar, ou em alguns casos reciclar, um colchão velho.

Saiba sobre reciclagem de colchões aqui.

Também devem considerar o uso de um protetor de colchão, caso comprem um novo colchão, para evitar manchas, derrames e odores.

Manter um colchão limpo é uma parte importante da sua manutenção ao longo dos anos. As pessoas devem limpar seu colchão de espuma de memória sempre que trocarem a roupa de cama, usando pelo menos um aspirador para remover detritos, como pele morta.

Para manchas, uma pessoa pode evitar o uso de produtos químicos agressivos ou muita água. Em vez disso, devem fazer soluções contendo detergentes suaves ou produtos naturais, como vinagre, para ajudar a remover manchas e odores. Bicarbonato de sódio e óleos essenciais também podem ajudar na remoção de odores.

Se tudo o mais falhar, uma pessoa pode considerar a substituição de seu colchão e colocar um protetor de colchão em sua nova compra.

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12