Como limpar um colchão de espuma viscoelástica - e os riscos à saúde que você corre se não fizer isso.

2023-08-16 00:05:11 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Existem muitas razões para descobrir como limpar um colchão de espuma de memória ou um topper. Você pode ter derramado acidentalmente o seu café da manhã nele, é claro, mas além dos derramamentos acidentais e de hábitos de limpeza impecáveis, há todo tipo de sujeira escondida dentro da sua espuma de memória que significa que a limpeza regular é necessária.

Limpar um colchão pelo menos a cada dois meses significará que a sua escolha do melhor colchão ou do melhor topper de colchão continuará sendo assim. Perguntamos a especialistas em colchões pelos seus conselhos sobre a melhor maneira de limpar um colchão de espuma de memória.

Como limpar um colchão de espuma de memória

Precisa de um incentivo para limpar um colchão de espuma de memória? Colchões de espuma de memória e toppers de colchão "acumulam células mortas da pele, suor e óleo corporal. Isso atrai ácaros, bactérias, fungos e outros alérgenos para a sua cama", diz April Mayer, especialista em sono da Amerisleep. "Os ácaros podem desencadear espirros, tosse, coriza, olhos lacrimejantes, garganta irritada, dificuldades respiratórias e erupções cutâneas."

"O colchão médio abriga entre 100.000 e até 1 milhão de ácaros", diz Martin Seeley, CEO e especialista em sono da MattressNextDay. "Além disso, limpar regularmente a sua cama é a melhor maneira de prevenir percevejos, que podem sobreviver por até um ano. As fêmeas também produzem cerca de 200 a 500 ovos em dois meses, todos os quais eclodem em cerca de uma semana e, portanto, se reproduzem mais rápido - tornando mais difícil se livrar deles completamente."

Então, você pode ver por que limpar a espuma de memória regularmente vale a pena. Aqui, explicamos como.

Martin Seeley, CEO e especialista em sono da MattressNextDay, diz que é importante "verificar as instruções de cuidados do seu colchão antes de começar. Se você tomar alguma ação que danifique a espuma, pode descobrir que a sua garantia fica inválida. Portanto, leia as instruções de cuidados."

2. Remova e lave a capa

Se você está se perguntando se pode lavar uma capa de colchão, a resposta é: se você conseguir removê-la, não só pode como deve.

"Se o colchão tiver uma capa removível, é uma boa ideia limpá-la regularmente. A maioria das capas removíveis de colchões de espuma de memória pode ser lavada à máquina", aconselha a especialista em limpeza Sarah Dempsey no My Job Quote.

Se o seu colchão de espuma de memória não tiver uma capa ou protetor de colchão, faça uma nota para comprar um quando tiver a chance. Nosso guia de compras lista os melhores que testamos. A Amazon também vende protetores de colchão por tamanho e para todas as categorias, desde percevejos até incontinência.

3. Aspirar o colchão de espuma viscoelástica

Se não for possível, comece aspirando o colchão de espuma viscoelástica.

"Recomendamos o uso de um aspirador de pó com um acessório de escova macia, pois uma escova mais dura pode danificar a capa de tecido. Faça movimentos circulares suaves para limpar poeira e sujeira. Quando terminar, vire o colchão e faça o mesmo do outro lado," diz April Mayer, especialista em sono da Amerisleep. "A melhor prática é aspirar uma vez por semana, ou toda vez que lavar suas lençóis de cama. Aspirar frequentemente vai evitar que poeira e detritos se acumulem."

Se a limpeza fez você se perguntar com que frequência deve virar um colchão, saiba que os colchões híbridos podem ter uma camada de espuma viscoelástica sobre as molas, e esses não devem ser virados.

"Fazer a aspiração regularmente ajudará a reduzir poeira e sujeira. Isso não vai eliminar ácaros, mas vai remover sua fonte de alimento, ou seja, poeira e células mortas da pele. Use um acessório macio e aspire rapidamente a superfície ao trocar suas lençóis," diz Martin Seeley, especialista em sono da MattressNextDay.

4. Limpar manchas localizadas

Curioso(a) para saber se é possível fazer xampu em um colchão? A resposta é: sim, mas com cautela.

"Manchas podem ser causadas por suor, óleos corporais ou derramamentos acidentais. Limpar manchas localizadas é essencial assim que você perceber a mancha. Use um pano limpo de cor clara para remover as manchas, pois cores mais escuras podem soltar tinta quando mergulhadas em soluções de limpeza. Existem regras gerais para remover manchas, mas recomendamos ler as instruções da etiqueta de cuidados antes de usar qualquer coisa sobre o colchão," diz April Mayer, especialista em sono da Amerisleep.

"Use um detergente líquido suave diluído em água. Evite detergente de baixa qualidade ou em pó, pois podem descolorir ou alterar a textura da capa de tecido.

"Misture o detergente e a água em partes iguais em uma tigela. Mergulhe o pano na solução e esfregue a mancha em movimentos circulares. Deixe a solução agir na mancha por 30 minutos. Pegue outro pano úmido e limpe a solução. Esfregue o pano gradualmente sobre a mancha algumas vezes e certifique-se de que não há mais detergente na superfície. Limpe com uma toalha seca dando batidinhas na área.

"Mesmo sem manchas, você pode usar detergente para roupas para desodorizar e limpar o colchão após aspirá-lo. Para fazer isso, misture uma parte de detergente e duas partes de água morna em uma garrafa de spray. Pulverize suavemente sobre o colchão, evitando deixá-lo muito úmido, pois isso pode danificar a espuma viscoelástica. Mova a garrafa enquanto pulveriza para garantir uma pulverização uniforme."

Martin Seeley, da MattressNextDay, acrescenta: "O primeiro passo na limpeza do colchão de espuma viscoelástica é usar uma solução de detergente suave na mancha. Use água morna e aplique a solução diretamente sobre a mancha com uma esponja ou pano. Aplique pressão suficiente para penetrar na superfície do colchão, mas não o suficiente para empurrar para fora qualquer enchimento em seu interior.

"Após cinco minutos, use outra esponja ou pano e enxágue qualquer líquido em excesso da superfície do seu colchão de espuma viscoelástica. Se ainda houver algum líquido restante, continue enxaguando até que todo o líquido tenha sido removido de ambos os lados da capa do seu colchão."

4. Permita que o colchão seque ao ar livre

Após terminar a limpeza de um colchão de espuma viscoelástica, é vital permitir que ele seque ao ar livre antes de colocar a roupa de cama de volta.

"Qualquer umidade restante pode incentivar o crescimento de mofo e bolor," diz April Mayer, especialista em sono da Amerisleep. "A espuma viscoelástica leva um tempo para secar. Mantenha-o em um ambiente bem ventilado com ventiladores ligados para acelerar o processo de secagem."

"Depois de remover todo o líquido em excesso, coloque seu colchão de espuma viscoelástica sob a luz direta do sol para secar," diz Martin Seeley, CEO e especialista em sono da MattressNextDay. "Se estiver frio lá fora, use um ventilador para soprar ar quente sobre as áreas molhadas da capa do seu colchão, para que sequem mais rápido.

Anne também sugere expor o seu colchão ao sol diariamente: "Ele pode ser exposto diretamente à luz solar por cerca de 30 minutos pela manhã, o que ajudará a absorver umidade e eliminar odores sem ter que fazer nada. Se você deixar secar ao sol ao meio-dia ou à tarde, pode danificar a espuma da memória, pois fica muito quente."

5. Repita quando necessário

"Se o seu colchão ainda cheirar a mofo depois de ter sido seco por algumas horas, repita as etapas anteriores até que todo o odor desapareça. Se você fez tudo corretamente, deve ser capaz de desfrutar do seu colchão de espuma da memória novamente sem se preocupar com quaisquer odores persistentes!", diz o especialista em sono Martin Seeley.

É possível usar bicarbonato de sódio para limpar um colchão de espuma da memória?

Limpar com bicarbonato de sódio é realmente útil não apenas para manchas, mas também para eliminar odores desagradáveis da espuma da memória causados pelo suor e pele morta (também conhecidos como bactérias).

"O bicarbonato de sódio é um bom removedor de manchas que também neutraliza odores", diz April Mayer, especialista em sono da Amerisleep. "Misture uma parte de bicarbonato de sódio e duas partes de água fria. Aplique a solução na mancha e deixe agir por 30 minutos. Mergulhe um pano seco em água limpa e remova qualquer resíduo. Seque com uma toalha limpa ou papel toalha.

"Alternativamente, polvilhe bicarbonato de sódio diretamente sobre a mancha e aspire-o após oito horas ou durante a noite. Você também pode usar bicarbonato de sódio para desodorizar. Polvilhe por todo o colchão e deixe agir por oito horas ou durante a noite e aspire qualquer resíduo."

Martin Seeley, CEO e especialista em sono da MattressNextDay, recomenda que toda vez que você trocar a roupa de cama, adicione bicarbonato de sódio: "Quando você retirar a roupa de cama, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio na superfície da cama. Ele absorve a umidade, sendo uma ótima maneira de refrescar um colchão com cheiro de mofo em apenas algumas horas. Aspire antes de arrumar a cama."

É possível usar vinagre para limpar um colchão de espuma da memória?

Limpar com vinagre, especificamente vinagre branco destilado, é uma boa maneira de remover manchas, diz April Mayer, especialista em sono da Amerisleep.

"Misture partes iguais de vinagre e água em uma tigela. Pegue um pano macio e mergulhe-o na solução. Esfregue suavemente a mancha em movimentos circulares, indo para dentro, o que minimiza a chance de espalhar a mancha. Repita até que a mancha desapareça. Depois de remover a mancha, limpe a solução com um pano embebido em água limpa. Seque com uma toalha ou papel toalha."

É possível usar ácido bórico para limpar um colchão de espuma da memória?

April Mayer, especialista em sono da Amerisleep, diz que é possível usar ácido bórico para limpar espuma de memória.

"Umedeça a área manchada com água limpa, em seguida polvilhe ácido bórico sobre ela. Dê batidinhas e pressione a mancha com uma esponja ou pano macio em movimentos circulares até a mancha desaparecer. Evite esfregar, pois isso poderia fixar ainda mais a mancha. Limpe com uma toalha seca. Aspire o colchão depois de seco e certifique-se de que não há resíduos."

Este ácido bórico é o mais vendido na Amazon (abre em nova aba).

É possível lavar um colchão de espuma da memória?

Steve Adams, CEO da Mattress Online (abre em nova aba) aconselha cautela ao lavar um colchão de espuma da memória.

Para limpar o seu colchão de espuma viscoelástica, recomendamos que você primeiro verifique o guia de cuidados para conferir os passos de limpeza recomendados pelo fabricante. Ao limpar manchas no seu colchão de espuma viscoelástica, evite encharcá-lo, pois isso pode danificar o enchimento de espuma. Para evitar isso, borrife levemente água morna sobre a mancha e dê leves batidinhas com um pano úmido. Alguns fabricantes sugerem o uso de água misturada com detergente de lavanderia suave ou sabão de louça, mas verifique primeiro as instruções de cuidado dos fabricantes. Isso ocorre porque produtos químicos agressivos podem deteriorar a espuma viscoelástica por dentro.

"Se possível, tente remover as manchas enquanto ainda estiverem úmidas, pois é muito mais fácil trabalhar assim. Limpe o colchão com um pano úmido e tente absorver o máximo de umidade possível. Em seguida, abra as janelas e deixe o colchão secar ao ar o máximo que puder antes de colocar sua roupa de cama de volta. Ao trocar os lençóis, você também deve aspirar o colchão de espuma viscoelástica. Isso removerá qualquer sujeira, poeira, cabelo e células mortas da pele, proporcionando uma superfície limpa para colocar sua roupa de cama nova. Isso também é muito benéfico se você sofre de alergias.

Eu preciso limpar um colchão de espuma viscoelástica?

Você precisa limpar um colchão de espuma viscoelástica se não quiser que eventualmente fique com mau cheiro (causado por bactérias) e abrigue ácaros, que se alimentam de suas células mortas da pele.

Jonathan Warren, Diretor e especialista em camas da Time4Sleep (abre em nova guia), diz: 'Uma pessoa média passará quase 19.000 horas dormindo no mesmo colchão, mas a maioria raramente o limpa - se algum dia! Garantir que seu colchão fique limpo é uma maneira fácil de garantir uma ótima noite de sono.

'Sem limpeza regular, seu colchão pode acumular poeira, suor e células mortas da pele. Uma pessoa média pode suar até 22 galões por ano enquanto dorme, então é essencial que criemos um ambiente limpo.'

Com que frequência um colchão de espuma viscoelástica precisa ser limpo?

Jonathan Warren, Diretor e especialista em camas da Time4Sleep, aconselha: 'Uma limpeza minuciosa do colchão a cada um ou dois meses pode ajudar a lidar com qualquer surto de alergia que você tenha experimentado na hora de dormir e melhorar sua saúde e qualidade do sono de maneira geral'.

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12