Como Tornar Seu Colchão Mais Firme

2023-07-24 00:04:41 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Você sentiu que está afundando mais na sua cama do que gostaria, ou sente que sua cama é muito macia e fofa para o seu conforto? Nossas preferências de sono e nossos corpos podem mudar ao longo do tempo, então seu colchão que parecia perfeito quando você o comprou pela primeira vez pode ficar um pouco gasto demais para o seu conforto alguns anos depois. Antes de considerar arrastar seu colchão para a calçada - continue lendo. Vamos ajudá-lo a determinar se você precisa de um colchão mais firme e fornecer algumas dicas e truques para melhorar sua cama atual e deixá-la mais firme e confortável.

P1060711 scaled

Por que você pode precisar de um colchão firme

Existem várias razões pelas quais você pode precisar de um colchão mais firme:

Posição de sono

Se você dorme de costas ou de barriga para baixo, precisará de um colchão mais firme para manter suas costas em uma posição neutra durante a noite. Se o seu colchão for muito macio e você dormir nessas posições, sua região do meio pode afundar desconfortavelmente no colchão ao longo da noite, o que pode exercer pressão extra em sua lombar.

Dores nas costas

Colchões firmes ajudam a manter suas costas em uma postura saudável. Camas macias podem permitir que suas articulações ou outras áreas do seu corpo afundem demais na cama, o que pode criar pressão e perturbar o alinhamento natural da sua coluna vertebral.

Colchão desgastado com o tempo

Depois de anos de uso - especialmente se você dorme com um parceiro e animais de estimação - até mesmo as camas de melhor qualidade eventualmente começarão a se desgastar. Se sua cama estiver afundando e não oferecer mais suporte, talvez seja hora de procurar um novo colchão. No entanto, talvez você possa obter mais alguns anos de uso do seu colchão se tomar algumas medidas para torná-lo mais firme.

Um novo parceiro de sono

Se você gosta de uma cama macia e fofa, mas seu parceiro precisa de uma superfície de sono mais firme para ficar confortável, você precisará encontrar um meio-termo. Uma cama king dividida pode ser uma boa opção se estiver dentro do seu orçamento - mas, caso contrário, você precisará ajustar seu colchão atual para que ambos possam ficar confortáveis.

Por que a firmeza do colchão é importante

A firmeza do colchão desempenha um papel importante na qualidade do seu sono - e na sua saúde e bem-estar geral. Você precisa de um colchão com o nível de firmeza adequado para o seu tipo de corpo, posição de sono e preferências pessoais, a fim de promover um alinhamento saudável da coluna vertebral e evitar possíveis dores durante o sono.

A firmeza certa do colchão para você

A firmeza certa do colchão depende muito da sua posição de sono. Aqui estão algumas das posições de sono mais populares e os níveis de firmeza que se adequam a elas:

  • Dormir de lado geralmente requer uma superfície de sono mais macia para acomodar os quadris e ombros à medida que eles afundam no colchão. Colchões mais firmes podem criar pressão nessas áreas e causar dores.
  • Dormir de costas geralmente requer um colchão com um nível médio de firmeza - bastante firme, mas ainda macio o suficiente para se moldar à forma natural do seu corpo. Isso ajuda a manter o corpo apoiado sem exercer pressão sobre suas curvas.
  • Os que dormem de barriga para baixo geralmente precisam de um colchão firme. Em camas mais macias, seus quadris podem afundar profundamente no colchão, o que pode desalinhar sua coluna e causar dor nas costas.
  • Os que dormem em todas as posições geralmente dormem melhor em um colchão de firmeza média. Esse nível de firmeza intermediário atende à maioria das pessoas e tipos de corpo, e não é tão macio a ponto de você se sentir preso em uma cama mole quando tenta mudar de posição ao dormir.

A firmeza errada do colchão diminuirá a qualidade do seu sono — o que pode fazer você acordar grogue e dolorido, afetando sua saúde, desempenho e qualidade de vida. 

Espessura do colchão

Também é importante considerar a espessura do colchão. Um colchão mais espesso é feito de camadas mais altas, o que pode ajudar a evitar afundamento. Esse suporte extra é especialmente útil para quem dorme de barriga para baixo ou para pessoas com tipos de corpo mais pesados. Consulte nosso guia de espessura do colchão para encontrar um colchão com a espessura ideal para suas necessidades de sono. 

Se um colchão novo não cabe no seu orçamento, experimente estas dicas para melhorar seu colchão atual. 

Verifique seu período de avaliação

A maioria dos colchões vem com um período de avaliação de sono que normalmente varia de 30 a 365 dias. Se você está dentro do período de avaliação do sono e seu colchão ainda está em boas condições, talvez seja possível trocar seu colchão por um modelo mais firme sem custo ou a baixo custo. 

Verifique sua garantia

Se o seu colchão ainda estiver dentro da garantia, seu colchão excessivamente macio pode estar qualificado para reparo ou substituição. Algumas empresas de colchões cobrirão o dano se as camadas estiverem desgastadas ou as marcas de indentação em seu corpo forem muito profundas. 

Gire ou vire seu colchão

Se você dorme sempre no mesmo lugar e na mesma posição na cama todas as noites, seu colchão pode começar a ficar macio e afundado nessa área. Você pode girar seu colchão a cada poucos meses para reduzir o desgaste e mantê-lo firme e com suporte. Alguns colchões também podem ser virados — mas verifique com o fabricante para ter certeza de que isso ajudará. 

Verifique sua base ou estrutura de cama

Se você estiver utilizando um tipo errado de base ou se estiver apoiando seu colchão em uma base antiga, quebrada ou desgastada, seu colchão pode estar afundando e parecendo mais macio do que realmente é. Aperte e conserte a estrutura da sua cama se ela estiver parecendo abaixo do padrão. Se não puder consertá-la, talvez seja necessário apenas substituir sua estrutura de cama para obter o suporte necessário. 

Adicione uma placa de compensado

Adicionar uma placa de compensado sob o colchão é uma solução barata e fácil para adicionar firmeza à sua cama. Esse truque de firmeza de colchão adiciona suporte à sua base e proporciona outra camada de suporte firme ao seu colchão. 

Utilize uma cobertura para colchão

Adicionar uma cobertura para colchão à sua cama é como adicionar uma camada extra de suporte, e existem coberturas para colchão disponíveis que são projetadas para tornar seu colchão mais firme. Além disso, essas coberturas também podem acrescentar durabilidade e recursos de resfriamento ao seu colchão. 

Coloque seu colchão no chão

Se o seu colchão parecer muito macio em uma base e você já tentou todas as outras opções, você pode considerar coloca-lo diretamente no chão para dormir. Certifique-se de que o chão esteja limpo para evitar exposição a alérgenos e sujeira. Além disso, tenha em mente que colocar seu colchão no chão pode anular algumas garantias que exigem o uso de bases específicas. 

Deixe a Roupa de Cama Lisa e Esticada

Roupa de cama extra pode deixar seu colchão mais macio. Use roupas de cama finas e ajuste-as firmemente ao colchão para evitar a formação de bolhas extras, caso deseje uma sensação mais firme.

Observe o Termostato

Alguns colchões, como os de espuma viscoelástica, podem ser afetados pela temperatura. Mudanças de temperatura fazem com que os materiais do colchão se expandam e se contraiam, comprometendo o nível de suporte e tornando a cama menos firme. Se o seu quarto estiver mais quente, a cama parecerá mais macia. Recomendamos que mantenha seu quarto entre 60 e 72 graus.

Mantenha seu Colchão Seco

Condições de clima úmido e noites suadas podem deixar seu colchão úmido ao longo do tempo. Colchões úmidos tendem a ficar mais macios e fofos. Se o seu colchão estiver um pouco úmido, tente secá-lo ao sol e mantê-lo envolto em uma capa de colchão e lençóis que absorvam a umidade.

Como Saber Quando Substituir seu Colchão

Quando seu colchão estiver muito macio, você o tiver há um tempo e nada que você faça o deixar mais confortável, talvez seja hora de substituí-lo. Mesmo os colchões de mais alta qualidade se desgastam com o tempo. Você pode considerar comprar um novo colchão se a sua cama apresentar sinais visíveis de desgaste, como caroços ou afundamentos, ou se você dorme nele há mais de cinco anos e percebe que está acordando com sensação de dor. Se decidir seguir essa opção, não se esqueça de procurar por promoções e reciclar seu colchão atual se possível.

Os Melhores Colchões Firmes

Se você tentou adicionar algum suporte extra ao seu colchão sem muito sucesso, deve substituir sua cama antiga por um dos colchões firmes mais bem avaliados firmes.

Plank Firm: Recomendamos o colchão Plank Firm como uma ótima escolha geral. Esse colchão reversível oferece opções firmes e ultrafirmes em uma única cama, por um preço em torno de mil dólares.

Recomendamos este colchão para os seguintes tipos de dorminhoco:

Este colchão é perfeito para quem sofre de dor nas costas.

Ideal para dorminhocos de peso médio e peso pesado que dormem de barriga para baixo.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Classificação Média dos Clientes: Assista à nossa análise em vídeo [link para: https://youtu.be/ME0XMFP60kw].

Recomendamos este colchão para os seguintes tipos de dorminhoco:

Este colchão é perfeito para quem sofre de dor nas costas.

Ideal para dorminhocos de estômago com peso médio e peso elevado.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Classificação média dos clientes:

Assista à nossa análise em vídeo

Recomendamos este colchão para os seguintes tipos de dorminhocos:

Este colchão é perfeito para qualquer pessoa que sofra de dor nas costas.

Ideal para dorminhocos de estômago com peso médio e peso elevado.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Classificação média dos clientes:

Assista à nossa análise em vídeo

Nectar Premier Copper: Se você dorme com um parceiro ou é um dorminhoco de costas ou de lado que prefere uma sensação mais firme, você também pode conferir o colchão Nectar Premier Copper. Este colchão médio-firme equilibra suporte e conforto e proporciona uma experiência de sono fresca para um colchão de espuma viscoelástica.

Recomendamos este colchão para os seguintes tipos de dorminhoco:

Se você costuma sentir muito calor enquanto dorme, este colchão deve ajudá-lo a se manter fresco.

Ideal para dorminhocos de costas com peso leve e médio.

Ideal para dorminhocos de lado com peso leve e médio.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Avaliação média dos clientes

Assista ao nosso vídeo de análise

Recomendamos este colchão para os seguintes tipos de dorminhoco:

Se você costuma sentir muito calor durante o sono, este colchão deve ajudar a mantê-lo fresco.

Ideal para dorminhocos de costas com peso leve e médio.

Ideal para dorminhocos de lado com peso leve e médio.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Avaliação média dos clientes

Assista à nossa análise em vídeo

Recomendamos este colchão para os seguintes tipos de dorminhocos:

Se você costuma superaquecer enquanto dorme, este colchão deve ajudá-lo a se manter fresco.

Ideal para pessoas que dormem de costas com peso leve e peso médio.

Ideal para pessoas que dormem de lado com peso leve e peso médio.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Classificação média do cliente:

Assista à nossa análise em vídeo: [link: https://www.youtube.com/watch?v=7JzLCTfSRT4]

Saatva Classic:

Outra ótima opção é o colchão Saatva [link: https://sleepopolis.com/mattress-reviews/saatva-mattress-review/]. Esta cama luxuosa de molas internas é construída com camadas de bobinas internas elásticas que tornam a cama responsiva e respirável, mas também incorpora camadas de conforto de espuma viscoelástica para conforto e contorno. Ele vem em três níveis diferentes de firmeza, para que você possa escolher a melhor versão para você.

Recomendamos este colchão para os seguintes tipos de dorminhocos:

Se você costuma suar muito enquanto dorme, esse colchão deve te ajudar a se manter fresco.

Essa cama é perfeita para qualquer pessoa que sofra de dor nas costas.

Ideal para pessoas de peso leve, peso médio e peso pesado que dormem de costas.

Ideal para pessoas de peso leve e peso médio que dormem de barriga para baixo.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Avaliação média dos clientes:

Assista ao nosso vídeo de análise

Recomendamos esse colchão para os seguintes tipos de dorminhoco:

Se você costuma superaquecer enquanto dorme, esse colchão deve te ajudar a se manter fresco.

Essa cama é perfeita para qualquer pessoa que sofra de dor nas costas.

Ideal para pessoas de peso leve, peso médio e peso pesado que dormem de costas.

Ideal para pessoas de peso leve e peso médio que dormem de barriga para baixo.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Avaliação média dos clientes:

Assista ao nosso vídeo de análise

Recomendamos esse colchão para os seguintes tipos de dorminhoco:

Se você costuma superaquecer enquanto dorme, esse colchão deve te ajudar a se manter fresco.

Essa cama é perfeita para qualquer pessoa que sofra de dor nas costas.

Ideal para pessoas de peso leve, peso médio e peso pesado que dormem de costas.

Ideal para pessoas de peso leve e peso médio que dormem de barriga para baixo.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Avaliação média dos clientes:

Assista ao nosso vídeo de análise

Recomendamos esse colchão para os seguintes tipos de dorminhoco:

Se você costuma superaquecer enquanto dorme, esse colchão deve te ajudar a se manter fresco.

Essa cama é perfeita para qualquer pessoa que sofra de dor nas costas.

Ideal para pessoas de peso leve, peso médio e peso pesado que dormem de costas.

Ideal para pessoas de peso leve e peso médio que dormem de barriga para baixo.

Opções de financiamento estão disponíveis para este colchão.

Avaliação média dos clientes:

Assista ao nosso vídeo de análise

Perguntas frequentes

Quais são os benefícios de um colchão firme?

Existem benefícios para a saúde em um colchão firme. Colchões firmes podem ajudar a manter as costas apoiadas em uma postura saudável para evitar dores e desconfortos ao acordar pela manhã.

Um topper de colchão pode tornar a cama mais firme?

Se você escolher o topper de colchão certo, ele pode ajudar a tornar a sua cama mais firme. Um topper de colchão pode adicionar mais suporte para empurrar contra o seu corpo e criar uma sensação mais firme para o seu colchão.

Um colchão firme é melhor para as costas?

Dependendo da sua posição de dormir e do seu tipo de corpo, um colchão mais firme pode ser melhor para as suas costas. Se você dormir de costas ou de barriga para baixo, ou tiver um corpo mais pesado, uma cama mais firme pode ajudar a evitar afundamentos e manter uma postura saudável.

Quem precisa de um colchão mais firme?

Aqueles com corpos mais pesados, pessoas que dormem de barriga para baixo e alguns que dormem de costas normalmente precisam de um colchão mais firme para manter a coluna em uma posição saudável em cima da cama durante a noite. Pessoas que dormem de lado e aquelas com corpos mais leves geralmente precisam de uma cama mais macia para proporcionar alívio de pressão.

Um protetor de colchão é o mesmo que um topper de colchão?

Um protetor de colchão e um topper de colchão são colocados em cima do colchão, mas eles têm sensações e propósitos diferentes. Protetores de colchão geralmente ajudam a proteger contra alérgenos e proporcionam uma mudança sutil na sensação da cama. Toppers de colchão adicionam uma camada espessa adicional de conforto ou suporte para a sua cama e podem mudar o nível de firmeza e a sensação da sua cama. Veja o nosso guia sobre protetores e toppers de colchão para mais detalhes.

Conclusão

Muitos dorminhocos, incluindo os que dormem de costas, de barriga para baixo e aqueles que sofrem de dor nas costas, podem se beneficiar bastante de um colchão mais firme. Se o seu colchão estiver muito macio e você acordar dolorido todas as manhãs, existem várias dicas e truques de baixo custo que você pode experimentar para deixar seu colchão mais firme. Se você tentar deixar seu colchão mais firme sem sucesso, pode ser interessante considerar comprar um novo colchão que atenda às suas necessidades para não comprometer a qualidade do seu sono e saúde.

Assine hoje mesmo!

Receba as últimas ofertas, descontos, análises e sorteios!

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12