Como Limpar Vômito de Colchão (Guia Passo a Passo)

2023-08-29 00:03:26 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Já aconteceu com todos nós. Acordamos no meio da noite porque estávamos doentes e não tivemos tempo suficiente para sair da cama. Se isso aconteceu quando você estava com gripe ou bebeu demais, não é da nossa conta, mas sabemos que isso aconteceu com você ou alguém que você conhece. Essa pessoa pode até ter sido seus filhos ou seus animais de estimação, porque essas coisas também tendem a acontecer com eles. Infelizmente, os colchões não podem ser jogados na máquina de lavar como suas lençóis e cobertores podem. A próxima pergunta que você tem que fazer é a pior: Como vou limpar essa vômito do meu colchão? Ele ficará limpo novamente? Como faço para me livrar desse cheiro maldito?

É uma bagunça, mas alguém precisa limpar. Se essa é uma ocorrência comum com a qual você lida, considere adquirir um colchão com uma capa removível e lavável na máquina, como o YogaBed ou o Novosbed. Se você tiver um colchão que não tenha uma capa lavável na máquina, não se preocupe, ainda temos a solução. Vamos lhe dar um passo a passo de como limpar corretamente o vômito da sua cama, higienizá-la e remover qualquer mancha e cheiro.

Quais materiais você vai precisar:

  • Panos velhos ou papel toalha
  • Um prato de papel ou tigela de papel
  • Um detergente suave
  • Vinagre branco
  • Álcool isopropílico
  • Bicarbonato de sódio
  • Opcional: luvas de borracha, máscara, óleos essenciais, um secador de cabelo ou ventilador de pé

Como Limpar Vômito do Seu Colchão:

Remova o vômito. Pegue algo como um prato de papel ou uma tigela de papel para retirar o vômito da cama. Coloque-o em um saco plástico e jogue-o imediatamente do lado de fora. Você também pode usar uma pá de lixo e jogá-lo no vaso sanitário. Apenas lembre-se de lavar a pá de lixo depois. Você não quer que o cheiro permaneça em sua casa. Pode ser uma boa ideia usar luvas enquanto faz isso ou lavar bem as mãos depois.

Lave a roupa de cama. Retire toda a roupa de cama da cama e coloque-a na máquina de lavar. Toda ela, mesmo se o vômito não tiver caído nela. Isso inclui lençóis, edredom, cobertores, fronhas, etc. Isso porque você quer ter certeza de que o cheiro foi embora e que o resto da roupa de cama não está infectada com germes doentes. Lave em uma temperatura alta, o que ajudará a matar quaisquer germes.

Limpe qualquer líquido restante. Pegue um pano velho ou papel toalha e dê batidinhas na área. Não esfregue, isso pode espalhar os germes e líquidos restantes e esfregá-los nas fibras do colchão.

Não cometa o mesmo erro que nós, use uma esponja branca para não transferir cor alguma. Limpe isso. Misture água morna e detergente suave em um recipiente. Pegue outra toalha de papel ou pano (não use a que você usou anteriormente, nojento) e limpe a área dando leves batidinhas com a água com sabão. Em seguida, misture uma parte de água para três partes de vinagre branco em outro recipiente. Dê leves batidinhas na área do colchão novamente com a solução de vinagre. Isso ajudará a limpar, desinfetar e eliminar as manchas e o cheiro. Não se preocupe, o cheiro deve desaparecer à medida que a solução seca. Certifique-se de não usar muita solução, ou poderá danificar a espuma do colchão. Borrife apenas o suficiente para deixar o local úmido. Deixe secar e repita conforme necessário até que a mancha desapareça. Você também pode usar um secador de cabelo ou ventilador para ajudar a secar a área mais rapidamente.

how to clean vomit mattress bed

Para mais reforço, você também pode adicionar uma colher de chá de detergente líquido inodorono em sua mistura de água e vinagre branco.

Desinfete. Para garantir ainda mais que a área esteja livre de germes, borrife o colchão levemente com um pouco de álcool para fricção. Novamente, não exagere, pois você não quer um cheiro muito forte. Se estiver realmente preocupado, você pode misturar o álcool para fricção com alguns óleos essenciais e depois borrifar. Deixe o colchão secar novamente com um ventilador e uma janela aberta para arejá-lo. Para garantir, deixe-o por cerca de 6 a 8 horas. Você também pode querer manter crianças e animais de estimação longe do colchão até que o álcool para fricção esteja completamente seco.

Quase limpo novamente! Remova qualquer odor persistente. Se houver algum odor residual, experimente polvilhar bicarbonato de sódio na área. Em seguida, coloque novamente seu protetor de colchão, lençóis e outros acessórios de cama na cama.

Quase pronto. Na próxima vez que lavar seus lençóis (que deve ser em cerca de uma semana), aspire o bicarbonato de sódio com o acessório de mangueira. Seu colchão deve ficar parecendo novo!

Dica profissional. Se você é uma das muitas pessoas que ficam enjoadas com o cheiro ou a visão de vômito, experimente mascar chiclete enquanto faz o trabalho ou aplique um pouco de vapor rub sob o nariz para disfarçar o odor. Usar uma máscara também pode ajudar.

Você também pode considerar a compra de um protetor de colchão, que impedirá que qualquer vômito, urina, sangue ou outros líquidos penetrem no colchão. Existem alguns baratos na Amazon que devem funcionar muito bem. É sempre bom planejar com antecedência.

Como Limpar um Colchão de Espuma Memória. A boa notícia (se é que pode haver boa notícia ao limpar vômito) é que você vai precisar praticamente dos mesmos produtos para limpar vômito de um colchão de espuma memória como para limpar de um colchão comum. E uma notícia ainda melhor, a maioria dos passos para limpar vômito de um colchão de espuma memória são os mesmos também.

Remova o vômito. Sim, sabemos que parece terrível, mas a primeira coisa a fazer é remover o vômito da cama. Coloque suas luvas e use um prato de papel ou tigela para recolher o vômito e jogá-lo em um saco plástico do lado de fora. Algumas pessoas preferem usar uma pá de lixo e depois dar descarga no vaso sanitário, mas lembre-se de que, nesse caso, você também precisará desinfetar a pá de lixo.

Lave a roupa de cama. É hora de tirar toda a roupa de cama da cama e colocá-la na máquina de lavar. Você pode ser tentado a pular a roupa de cama que não tem vômito visível, mas recomendamos lavar tudo para evitar odores e germes persistentes. Você pode precisar fazer mais de uma lavagem, mas lave toda a roupa de cama em uma temperatura alta (quente) para ajudar a eliminar os germes.

Limpe qualquer líquido restante. As próximas etapas são essenciais para colchões de espuma viscoelástica, pois o material de espuma adora absorver líquidos, seja vômito ou produto de limpeza. Pegue um pano velho ou toalha de papel e dê pequenas batidinhas (não esfregue) na área para ajudar a absorver qualquer líquido de vômito restante. Faça isso batendo levemente, mas evite pressionar com força na espuma ou tentar torcer a espuma para remover líquido.

Limpe. Agora, você precisa de um pano limpo e de sua solução de limpeza à base de vinagre. Não borrife a solução no colchão de espuma viscoelástica, pois ele absorverá rapidamente e pode resultar em danos. Em vez disso, borrife levemente o pano e dê tapinhas no colchão. As áreas devem ficar ligeiramente úmidas, mas não molhadas.

Desinfete. Borrife álcool e deixe secar por 6 a 8 horas.

Seque o colchão. Para evitar que a espuma viscoelástica absorva o produto de limpeza que você usou, pegue o secador de cabelo e segure-o acima da superfície do colchão em uma temperatura baixa. Você também pode usar um ventilador, mas de qualquer forma, você quer que o colchão esteja seco antes de colocar a roupa de cama de volta.

Remova qualquer odor persistente. Se você estiver preocupado com odores persistentes, pode polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio no colchão e depois aspirá-lo em cerca de uma semana, quando lavar a roupa de cama novamente.

Se Você Estiver Limpando Vômito de Gato ou Cachorro

Se o seu amigo peludo foi o responsável pelo vômito, seja porque comeu demais ou tem um pequeno problema de estômago (coitadinho), há uma coisa que você deve fazer um pouco diferente. Lojas de animais ou grandes lojas comerciais como Walmart e Target terão um produto de limpeza como o Simple Solution, especialmente feito para limpar após animais. Use-o depois de remover o vômito do animal com um prato de papel ou tigela, e espere cerca de dez minutos para que ele se assente. Em seguida, pegue seus papéis toalha e remova o máximo de umidade possível e siga as mesmas etapas que listamos acima.

De acordo com uma pesquisa feita por uma empresa de colchões, Novosbed, quase 71% dos americanos permitem que seus animais de estimação durmam em suas camas. Portanto, donos de cães e gatos têm mais com que se preocupar quando se trata de limpeza. Se você faz parte dos 71% que deixam seu animal de estimação dormir em sua cama, é provável que você se depare com um acidente em seu colchão. Aqui estão alguns passos a serem seguidos para evitar acidentes na cama.

  • Sinais de doença – Seu cachorro ou gato pode apresentar sinais de doença antes de subir na cama. Alguns sinais de que seu cachorro ou gato não está se sentindo bem incluem mudanças comportamentais, como retração social, letargia, ofegação excessiva e agressividade. Outros sinais de doença incluem falta de apetite ou não ir ao banheiro nos horários normais.
  • Otimizar os horários das refeições – Se o estômago do seu animal de estimação geralmente é sensível, ter um horário fixo para as refeições pode ajudar a evitar acidentes. Além disso, ter um cronograma definido para quando seu animal come pode ajudá-lo a prever melhor os comportamentos alimentares e intestinais dele. Por exemplo, alimentar seu animal algumas horas antes de dormir e levá-lo para fora para fazer as necessidades pode evitar acidentes na cama.
  • Observar quando seu animal de estimação está pronto para voltar para a cama – Antes de permitir que seu animal de estimação volte e durma em sua cama, é importante continuar monitorando os sintomas dele. Se ele continuar apresentando sintomas de mal-estar, talvez seja melhor esperar um pouco mais até que esses sintomas diminuam para evitar acidentes. Sinais de recuperação do seu cachorro incluem o retorno ao comportamento normal e aos hábitos alimentares. Se seu animal de estimação apresentou sintomas de mal-estar, mas não teve nenhum acidente dentro de casa, esse pode ser outro sinal de que ele pode voltar para a cama.

Protegendo o Seu Colchão

Considere Usar um Protetor de Colchão – Um protetor de colchão é uma ótima opção para prevenir acidentes. O primeiro benefício que um protetor de colchão oferece é servir como primeira linha de defesa contra qualquer tipo de mancha. Se seu animal de estimação tiver um acidente no protetor de colchão, será muito mais fácil de limpar, pois você pode simplesmente colocá-lo na máquina de lavar e secadora, ao contrário de um colchão real. Além de manter seu colchão limpo, um protetor pode prolongar a vida útil do seu colchão.

Tipos

  • Envolvente (ou com zíper): O protetor cobre 100% do seu colchão de cima a baixo. O protetor é frequentemente fechado com um zíper.
  • Ajustável: Um tipo popular de protetor, este se encaixa no seu colchão da mesma forma que um lençol ajustado (encaixado sob seu colchão com cantos com bolsos).
  • Cinta elástica: Este protetor fica em cima do seu colchão, enquanto as alças elásticas se prendem nos quatro cantos. Isso fixa o protetor ao colchão.

Materiais

Os protetores de colchão são feitos de todos os tipos de materiais, como algodão, poliéster, poliuretano, vinil e down. Dependendo do protetor de colchão, alguns podem ser feitos de um único material, enquanto outros podem ser feitos com vários materiais. Além disso, alguns protetores de colchão possuem uma camada, enquanto outros possuem uma camada superior e inferior. No entanto, optar pelo vinil ou poliuretano pode ser a melhor opção, especialmente se você tiver animais de estimação, pois esses materiais são conhecidos por suas propriedades impermeáveis. Os prós e contras de cada um estão listados abaixo.

  • Algodão – O algodão é feito de fibras naturais e livres de produtos químicos. Quem é sensível ou tem temperatura corporal alta se beneficiará de um protetor de colchão feito de algodão, pois ele é respirável e hipoalergênico. No entanto, o algodão também é mais caro e tende a encolher e desgastar mais rapidamente.
  • Poliéster – As fibras do poliéster são duráveis, leves e resistentes a rugas e manchas, o que facilita a limpeza. Embora seja durável, não é tão confortável quanto o algodão e pode grudar na pele úmida.
  • Down – O down é o material escolhido para aqueles que vivem em áreas com clima frio ou seco. O down também é fácil de comprimir, durável e respirável. No entanto, não é fácil de limpar, pois requer cuidados especiais. O down também é mais caro que os materiais sintéticos e não é hipoalergênico.
  • Vinil – O vinil é extremamente resistente a desgaste, o que o torna um investimento duradouro. Também é fácil de limpar e resistente a manchas. No entanto, é importante pesquisar diferentes opções de vinil, pois algumas marcas de vinil têm baixa qualidade e podem ficar com um aspecto barato.
  • Poliuretano – Assim como o vinil, o poliuretano é resistente a abrasão, desgaste e manchas, o que facilita a limpeza. A maior desvantagem do poliuretano é sua vida útil curta e a redução de qualidade ao longo do tempo.
EnvolventeAjustávelElastico
CoberturaCobertura totalSuperior e lateraisSuperior
ConfortoGeralmente oferece conforto mínimo adicionalGeralmente o mais confortável, pois se encaixa como um lençol ajustado. Extremamente respirável e geralmente feito de algodãoRespirável, feito com faixas elásticas de silicone espesso.
ProteçãoTípicamente resistente à água. Oferece proteção completaTípicamente à prova d'água e à prova de derramamentosProtege a parte superior do colchão de fluidos e poeira, mas deixa os cantos do colchão expostos

Precauções para Vômito ou Náusea

Se você está sofrendo de náusea, há várias maneiras de aliviar os sintomas e prevenir o vômito. No entanto, às vezes essas técnicas não parecem aliviar o mal-estar. Se isso acontecer, você deve procurar um médico para obter ajuda. Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar a proteger o estômago e evitar acidentes na cama quando você está doente.

  • Beba bastante líquidos claros ou bebidas geladas - Se você estiver com o estômago enjoado, manter-se hidratado e beber líquidos claros, como água, pode ajudar a aliviar a dor de estômago. Além disso, beber líquidos gelados ou comer gelo podem ajudar com náuseas e aliviar a dor de estômago, pois o frio pode fazer com que seu estômago "durma".
  • Coma alimentos leves e simples - Seguir uma dieta simples pode ajudar em casos de dor de estômago. Geralmente, as dores de estômago são causadas por substâncias desconhecidas que entram no sistema digestivo. Para aliviar o sistema, experimente comer pão simples ou frango e arroz simples.
  • Evite alimentos fritos e doces - Evitar alimentos gordurosos e fritos será importante para acalmar o seu estômago enjoado. Alimentos gordurosos, fritos e doces podem piorar ainda mais a sua condição.
  • Não coma rápido demais e comece com refeições menores - Coma devagar e comece com refeições menores para avaliar como seu estômago está se sentindo à medida que os alimentos entram no seu corpo. Comer rápido pode resultar em inchaço, pois a rapidez com que você come faz com que mais ar entre no seu estômago.
  • Evite misturar alimentos quentes e frios - Assim como ao seguir uma dieta simples, é melhor evitar a mistura de alimentos frios e quentes para que seu sistema digestivo não seja surpreendido.
  • Evite beber rápido demais - Para avaliar como seu estômago está se sentindo e se a sua náusea está diminuindo, comece bebendo lentamente.
  • Evite atividade física intensa imediatamente após comer - É importante permitir que sua comida seja digerida antes de participar de qualquer atividade física moderada a intensa. Ser ativo muito rapidamente pode piorar sua dor de estômago e náuseas.
  • Espera um tempo antes de escovar os dentes - Se você estiver se sentindo enjoado, diferentes sabores e odores podem piorar a náusea. Portanto, é melhor esperar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes se você acabou de comer.
  • Escolha alimentos familiares - Dores de estômago normalmente ocorrem quando uma substância desconhecida entra no seu trato digestivo. Pode ser melhor optar por alimentos que você esteja familiarizado e já tenha comido antes para obter uma nutrição adequada, garantir conforto na hora de dormir e manter um estômago equilibrado.

Pensamentos Finais

Há várias razões pelas quais seu colchão pode estar coberto de vômito. Se você tiver uma capa de colchão lavável à máquina, não será tão complicado limpar o vômito do colchão. No entanto, mesmo se você não tiver uma capa lavável, ainda é possível remover o vômito com produtos como detergente suave, vinagre branco, álcool isopropílico, bicarbonato de sódio e muitos rolos de papel toalha. Os passos necessários para remover o vômito são limpar o vômito, lavar todas as suas roupas de cama, dar batidinhas na área com vômito, limpar, desinfetar e secar o colchão. Para referências futuras, especialmente se você tiver um cachorro ou gato, investir em um protetor de colchão pode te salvar de futuras limpezas do colchão.

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12