Como Construir uma Base para Colchão de Espuma Viscoelástica? Guia de 2023

2023-09-13 00:37:10 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Uma base de colchão é um requisito fundamental para qualquer tipo de colchão distribuir uniformemente o peso corporal. Além disso, uma boa base de colchão é necessária se quisermos uma longa vida útil e máximo conforto do colchão.

Para uma pessoa habilidosa, fazer a base será apenas mais um projeto de faça você mesmo (DIY). Neste artigo, mostrarei como construir uma base de colchão de espuma de memória do zero. Você não precisa de nenhuma habilidade prévia em marcenaria se seguir meu simples guia.

Não todos os tipos de bases serão adequados para um colchão de espuma de memória. Antes de explicar o processo de construção de uma base para colchão de espuma de memória, vamos explorar as bases de colchão disponíveis para diferentes colchões.

Tipos de bases para colchão

Como Construir uma Base para Colchão de Espuma de Memória

Box spring (caixa de molas)

Uma base de box spring geralmente é feita de armação de metal ou madeira. Ela pode ou não conter molas reais em seu interior. No entanto, as bases de box spring modernas não contêm molas de metal para tornar a base mais leve.

How to Build a Memory Foam Mattress Foundation

Uma base de box spring pode ser usada de forma independente ou com uma estrutura de cama de metal. Uma base de box spring sem mola interna é frequentemente chamada de base de cama com ripas.

Uma base de box spring verdadeira é ideal para colchões de molas internas. Alguns colchões de espuma de memória ou látex também são adequados para bases de box spring.

Mas leia a recomendação do fabricante antes de colocar um colchão de espuma em cima dela.

Esse tipo de base de metal é suficiente para suportar o colchão sem a necessidade de uma base adicional. A maioria dos colchões é adequada para a plataforma de metal.

No entanto, embora os colchões de espuma de memória possam ser colocados na base de metal, eles não são a melhor opção. A espuma de memória requer uma base mais sólida.

Base de cama com ripas

As bases de cama com ripas são feitas de estruturas de madeira ou metal. Existem múltiplas ripas de madeira ou metal por toda a estrutura. O espaço entre as ripas pode variar dependendo do tipo de colchão a ser usado na cama.

Você pode usar o espaço embaixo das ripas como armazenamento. Quase todos os tipos de colchões podem ser usados em uma base de cama com ripas.

No entanto, o espaço entre as ripas deve ser menor se você estiver usando um colchão de espuma de memória.

Base de plataforma sólida

Se você tiver um colchão mais pesado, uma base de plataforma sólida é a melhor opção. Esse tipo de base é o mais durável e resistente. Esteticamente, elas são melhores do que qualquer outra base de cama.

Devido às suas vantagens sobre outras bases, as bases de plataforma sólida são as mais caras do mercado.

Qual tipo de base é melhor para colchões de espuma de memória?

Nem todos os tipos de bases são adequados para todos os tipos de colchões. A base de ripas é a melhor opção para um colchão de espuma de memória. Uma base incorreta pode danificar o colchão e anular a garantia.

Para uma base de ripas, o espaço entre as ripas deve ser de cerca de 2 a 2,75 polegadas. Assim, permitirá que a cama libere o calor e a umidade. Portanto, uma base de cama com ripas é uma boa opção para colchões de espuma de memória e todos os tipos de colchões. A base sempre mantém um fluxo de ar ideal.

Por outro lado, usar um colchão de espuma de memória em um estrado de molas nunca é uma boa prática. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, a espuma de memória afundará no meio próximo à mola. Assim, o colchão perderá sua forma.

No entanto, se você ainda deseja usar a base de molas para um colchão de espuma de memória, coloque um bunkie board entre a mola e o colchão. O board fornecerá o suporte necessário para o colchão.

Construa uma base de colchão de espuma de memória: cama com ripas

Depois de reunir todas as ferramentas e materiais necessários, você pode começar a descobrir como construir uma base de colchão de espuma de memória. Comece cortando as tiras de madeira nas dimensões adequadas para o seu colchão, de solteiro a king da Califórnia. Em seguida, construa o suporte da base para que o conjunto todo não se desmorone. Com todas as peças construídas, você pode começar a montá-las com cola de madeira e pregos. No geral, não deve levar mais do que 2 ou 3 horas do início ao fim.

Requisitos

Você precisa de algumas tiras de madeira e ferramentas elétricas básicas para construir uma base de colchão de espuma de memória para uma cama com ripas. Abaixo está a lista de itens que você precisa coletar antes de começar o trabalho.

  • Serra circular ou serra de mesa - para fazer os cortes de madeira conforme as necessidades.
  • Máscara de poeira - para proteger você da poeira durante o trabalho com madeira.
  • Cola de madeira - para conectar as ripas de madeira.
  • Lixadeira orbital - para suavizar a superfície das faixas de madeira.
  • Pregador - para fixar as ripas de madeira.

Placas de madeira

  • Tiras de 1x4x8
  • Tiras de 2x4x8

Planejamento

Hoje vou construir uma base de colchão de espuma de memória do tipo cama com ripas para uma cama queen com uma dimensão de 60x80 polegadas. Você pode planejar a dimensão da base de acordo com o tamanho da sua cama. As dimensões das camas de diferentes padrões são as seguintes:

  • Solteiro: 39x75 polegadas
  • Solteiro XL: 39x80 polegadas
  • Casal: 54x75 polegadas
  • Queen: 60x80 polegadas
  • King: 76x80 polegadas
  • King da Califórnia: 72x84 polegadas

A altura padrão de uma base de ripas é de 9 polegadas. No entanto, para construir uma base de colchão de espuma de memória por conta própria, posso personalizar a altura de acordo com minhas preferências. Por exemplo, eu sou um cara alto. Portanto, estou construindo a base com 12 polegadas de altura em vez de 9 polegadas.

Build a Memory Foam Mattress Foundation_Mattress Sizes

Construa uma Base de Colchão de Espuma de Memória_Tamanhos de Colchão

Cortando a madeira

Obtenha todas as placas de madeira necessárias em uma loja de ferragens. Você pode cortá-las por conta própria se tiver uma serra. No entanto, você pode solicitar os cortes na loja de ferragens gratuitamente ao comprar essas tiras de madeira.

Não se esqueça de suavizar a superfície da tábua com uma lixadeira. Faça isso antes de montar as tábuas.

Tamanhos de ripa de madeira necessários:

  • 15 peças de ripas 2x4 com um comprimento de 10 polegadas. O comprimento das ripas será 2 polegadas menor do que a altura esperada da base.
  • 6 peças de ripas 1x4 com um comprimento de 80 polegadas. O comprimento das ripas será igual ao comprimento do colchão.
  • 14 peças de ripas 1x4 com um comprimento de 60 polegadas. 2 peças dessas ripas serão usadas para fixar as vigas. As 12 peças restantes serão usadas para construir a superfície da base de espuma viscoelástica. O comprimento dessas ripas será igual à largura do colchão.

Faça as vigas de suporte

Fixe cinco peças de 2x4 nas ripas de 1x4 mais longas. Certifique-se de deixar um espaço uniforme ao longo da tábua. Fixe as junções com cola de madeira e pregos de brad.

Agora, vire a estrutura e junte-a com outra ripa de 1x4 longa, repetindo o mesmo processo. Você deve repetir todo o processo para fazer um total de 3 vigas de suporte.

Montar a base

Recomendo muito montar a base na armação da cama. Assim, você não precisa mover a base após construí-la. Montá-la na armação da cama também garante um ajuste perfeito de tamanho.

Primeiro, coloque duas das vigas em dois lados opostos da armação da cama, na horizontal. Em seguida, coloque a viga restante no meio. Agora, fixe todas as três vigas com uma ripa de 1x4 em cada lado das vigas. Isso manterá essas vigas de suporte unidas.

Agora, coloque nove tábuas de ripa na viga. Coloque-as uniformemente, mantendo uma lacuna igual entre duas tábuas de madeira. Inicialmente, fixe as tábuas de madeira com cola de madeira e, em seguida, com o pregador de brad. Após a montagem, a base está pronta para uso.

Custo

A base que fiz custou cerca de 50 dólares pelas ripas de madeira. Eu já tinha todas as ferramentas elétricas necessárias em casa. Portanto, 50 dólares foi o meu custo total. No entanto, haverá custos adicionais se você precisar comprar as ferramentas elétricas necessárias.

Corte as madeiras na loja de materiais de construção local se as ferramentas elétricas não tiverem utilidade futura.

Tempo

Se você tiver cola de madeira, pregador de brad e tiras de madeira prontamente disponíveis, não deverá levar mais de duas horas para construir uma versão básica de base de colchão de espuma viscoelástica. No entanto, se você precisar cortar as tiras de madeira, isso deve levar mais duas horas.

Eu recomendaria fazer os cortes na loja de materiais de construção local se você não tiver as ferramentas elétricas necessárias para fazer o trabalho.

Vantagens de construir uma base de colchão de espuma viscoelástica

How to Build a Memory Foam Mattress Foundation_Infographics

Como Construir uma Base de Colchão de Espuma Viscoelástica - Infográfico

Melhora da vida útil

Ter a base certa irá aumentar a vida útil do colchão de espuma viscoelástica. Passamos um terço do nosso dia na cama. Portanto, é necessário ter suporte da base para preservar o colchão contra o desgaste.

Apenas uma base adequada pode manter o colchão firme mesmo após o uso constante. Assim, isso, em última instância, aumenta a vida útil do colchão de espuma viscoelástica.

Aproveitando ao máximo o colchão

Os colchões de espuma viscoelástica possuem mecanismos para contrabalancear a pressão do corpo. Como resultado, eles têm uma combinação perfeita de amortecimento e firmeza. Essa combinação é importante para a saúde dos nossos músculos e coluna vertebral.

Usar o colchão de espuma viscoelástica sem uma base cria depressões em certos lugares do colchão. Assim, a superfície do colchão fica irregular.

Portanto, a superfície irregular força os músculos e a coluna a saírem de sua posição natural. Como resultado, isso resulta em um sono desconfortável e pouco saudável.

Aumentando a altura da cama

Uma base para colchão garante uma altura suficiente para a cama. Dormir em um colchão sem base não é uma boa ideia. Isso irá expô-lo ao frio, sujeira e poeira do chão.

Outro problema de ter a cama no chão é a dificuldade de levantar-se da cama. As pessoas idosas com dores nas costas e pernas têm dificuldade de sair da cama se ela estiver no chão ou com pouca altura.

Portanto, é recomendado que a distância do chão até o topo do colchão seja de pelo menos 20 polegadas. Isso garantirá uma subida confortável e uma saída segura da cama.

Mantendo o colchão estável

Se o chão estiver escorregadio, usar o colchão sem uma base fará com que ele fique inquieto. Por outro lado, se a base não se encaixar corretamente com o colchão, o colchão afundará nos lugares onde não receber o suporte correto da base.

Ter uma base com as dimensões corretas vai estabilizar o colchão.

Mantendo o colchão limpo

Uma base para colchão manterá o colchão livre da sujeira e umidade do chão. Os colchões de espuma viscoelástica são bons absorventes de umidade. Manter o colchão no chão sem uma base irá expor a espuma viscoelástica à umidade e sujeira.

Essas partículas indesejadas são a causa do desenvolvimento de mofo e bolor. Elas também contêm alérgenos prejudiciais. Assim, o colchão se deteriora rapidamente.

Tornando o colchão confortável

Usar uma base deixa seu sono confortável. A base garantirá um fluxo de ar suficiente e a circulação do calor acumulado no colchão. No geral, uma base é necessária para um sono confortável e tranquilo.

Perguntas Frequentes (FAQs)

A base e a estrutura da cama são a mesma coisa?

A estrutura da cama, a base do colchão e a base são termos frequentemente usados indistintamente, mas eles não são exatamente a mesma coisa. Normalmente, a base do colchão é a superfície onde colocamos o colchão. Por outro lado, a estrutura da cama é a parte da cama que envolve o colchão. Geralmente, possui quatro painéis laterais e pernas. A base do colchão é geralmente colocada no topo da estrutura da cama. Algumas estruturas de cama incluem uma cabeceira e uma peseira, mas essas extensões são opcionais, não obrigatórias.

Por que os colchões de espuma viscoelástica precisam de bases sólidas?

Comparados a um colchão de molas, os colchões de espuma viscoelástica são mais pesados. Por isso, eles precisam ser colocados em uma base de superfície sólida. Caso contrário, eles afundarão nos espaços vazios. Se a superfície não for suficientemente plana, o colchão criará afundamentos ao longo do tempo. Alguns fabricantes exigem uma base sólida como termo de garantia para o colchão de espuma viscoelástica. Se você estiver utilizando uma base com ripas, certifique-se de que a distância entre elas não seja maior que 2,75 polegadas.

As bases de colchões de metal são boas?

A liga metálica é uma alternativa à madeira. O metal é mais resistente que a madeira. Porém, ele é afetado pela umidade presente no ar e se corroí com ferrugem. Portanto, não escolha ligas metálicas de baixa qualidade e baratas se preferir uma base ou estrutura de cama de metal. Se possível, escolha uma liga de aço inoxidável. Outro problema com bases de cama de metal é que o espaço entre as barras de metal é muito grande. Uma base desse tipo não é adequada para um colchão de espuma viscoelástica.

Box spring e bases com ripas são a mesma coisa?

São tipos completamente diferentes de bases para colchões. Mas eles parecem muito similares. Uma base box spring possui molas dentro da estrutura de madeira. Esse tipo de base é feito para colchões tradicionais de molas. Alguns colchões de molas vêm com uma box spring como pacote. Por outro lado, uma base de plataforma com ripas pode ser chamada de base box spring sem as molas. Olhando de fora, é difícil diferenciar uma base com ripas de uma box spring. Por esse motivo, as pessoas frequentemente chamam uma base de ripas de box spring.

Uma base box spring é adequada para um colchão de espuma viscoelástica?

Uma base box spring é feita de molas de metal e madeira. As molas são fixadas dentro da estrutura de madeira. Esse tipo de base é projetado e feito para colchões tradicionais de molas Bonnell. As molas da base funcionam como amortecedores. Um colchão de espuma viscoelástica possui um sistema de absorção de impacto embutido. Portanto, eles são suficientes para fornecer a quantidade certa de conforto sem o sistema de molas. Na verdade, uma base de molas pode ser prejudicial à durabilidade de um colchão de espuma. Portanto, não recomendamos o uso de uma box spring para um colchão de espuma viscoelástica.

Conclusão

Além de economizar algum dinheiro, a base feita por mim mesma me garantiu a altura desejada para a cama. Portanto, foi uma vitória de ambos os lados para mim. No entanto, uma base de cama não é tudo em uma cama. Um colchão e a estrutura da cama, juntamente com a base, se complementam. Portanto, ao construir uma base para colchão de espuma viscoelástica, todos os outros dois componentes da cama devem ser compatíveis com ele.

  • Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen?
    Guia de tamanho e dimensão: Qual a largura de um colchão de ar Queen? 2023-11-01 02:21:22

    Descubra a largura perfeita de um colchão de ar Queen e encontre o guia completo de tamanho e dimensão. Garanta conforto e espaço de sobra com todas as informações necessárias para escolher o colchão ideal. Não perca mais tempo, clique agora!

  • Como desembalar seu colchão
    Como desembalar seu colchão 2023-11-01 02:20:19

    Descubra as melhores dicas sobre como desembalar seu colchão de forma prática e sem complicações. Garanta uma boa noite de sono com nosso guia completo, que inclui técnicas simples para desfazer a embalagem e aproveitar todo o conforto do seu novo colchão. Clique aqui para ler mais!

  • Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente
    Como inflar um colchão de ar corretamente e de forma eficiente 2023-10-31 02:08:13

    Você já perdeu noites de sono desconfortáveis em um colchão de ar mal inflado? Ou teve dificuldades para saber como inflar um colchão de ar corretamente? Se sim, esse artigo é para você! Hoje vamos descobrir a importância de saber inflar um colchão de ar adequadamente e como fazer isso da

  • Como remover manchas e limpar um colchão
    Como remover manchas e limpar um colchão 2023-10-30 01:23:30

    Descubra os melhores métodos para remover manchas e limpar um colchão com eficiência. Mantenha seu colchão limpo e livre de impurezas para uma noite de sono tranquila e saudável. Confira agora mesmo!

Showing page 1 of 12