Colchão Faça Você Mesmo: O Guia Completo para Fazer o Seu Próprio Colchão

2023-07-26 00:23:23 - Patrick Gruce Patrick Gruce is a seasoned journalist with over a decade of experience in the tech and media industries, offering unique insights on the intersection of technology, media, and legal/regulatory issues through his background in journalism and law.

Existem centenas de modelos diferentes de colchões no mercado. Embora isso possa ser emocionante, já que há várias possibilidades, também pode ser avassalador. Se você tem certeza do tipo de colchão que deseja, se está com um orçamento limitado ou se simplesmente quer ser um pouco criativo, não poderíamos recomendar o suficiente um colchão feito por você mesmo.

Construir um colchão DIY literalmente envolve fazer tudo sozinho (surpresa, surpresa). Pode ser tão simples quanto comprar as camadas de colchão necessárias, empilhá-las na ordem correta e envolvê-las com uma capa.

Embora o processo de colchão DIY possa trazer resultados recompensadores, pode ser difícil saber por onde começar. É exatamente por isso que criamos este guia de colchão DIY. Esse processo não precisa ser indolor, e você não precisa ser notoriamente habilidoso. De certa forma, criar algo por conta própria pode ser muito divertido. Pense nisso desta maneira: você está investindo tempo e dinheiro em um produto que melhorará ainda mais sua saúde mental e seu bem-estar geral.

Construção de Colchão DIY

Mesmo que os materiais do colchão variem de marca para marca, a maioria dos colchões consiste em componentes mais ou menos os mesmos. Para entender como construir seu próprio colchão, é importante saber o que você está procurando em cada camada do colchão.

Capa

A capa envolve as camadas do colchão e também serve para proteger o colchão de contaminantes como sujeira e bactérias. As capas de colchão podem ser removíveis ou costuradas juntas, dependendo de suas preferências. Frequentemente, a capa também serve como uma camada extra fofa, e às vezes as marcas incluem recursos de resfriamento que ajudam a capa a afastar a umidade.

Camada(s) de Conforto

Essas camadas desempenham o papel principal no alívio da pressão e da dor. Elas também podem ajudar na regulação de temperatura, se as empresas decidirem incorporar propriedades de resfriamento. Essas camadas são geralmente feitas de uma espuma de amortecimento, frequentemente espuma com memória. Se forem resfriantes, as espumas são de células abertas ou infundidas com gel. Sem propriedades de resfriamento, a espuma pode se moldar tão de perto ao corpo que retém calor. Isso é algo a se prestar atenção se você costuma sentir-se com calor durante a noite.

Camada(s) de Transição

Essas camadas conectam a base com as camadas de conforto e servem para fazer a transição do peso do dorminhoco para a base. Isso ajuda a apoiar melhor o corpo, para que o dorminhoco não afunde diretamente na camada de conforto macia. Isso ajuda a manter o corpo elevado e em alinhamento adequado. A camada de transição pode ser feita de praticamente qualquer coisa: espuma de poliuretano, espuma com memória, látex, molas e outros materiais.

Camada de Suporte

A base do colchão suporta todas as camadas acima, aumenta a durabilidade do colchão e mantém o dorminhoco elevado no colchão. Assim como as outras camadas, a camada de suporte pode ser feita de alguns materiais. Normalmente, é feita com materiais mais duráveis, como espuma de alta densidade (geralmente usada em colchões de espuma com memória) ou molas (como usadas em colchões de molas internas, látex e híbridos).

Avocado Green ConstructionGraphics

Acima, você verá um diagrama do colchão Avocado Green, que inclui os quatro componentes descritos acima. Sua capa é um pillow top Euro que proporciona conforto macio, enquanto o algodão adiciona alguma respirabilidade. A primeira camada de espuma de látex tem a função de amortecer o dorminhoco, servindo como camada de conforto. A próxima camada de espuma de látex Dunlop faz a transição do dorminhoco para a camada de suporte de bobina ensacada.

Ao ler nossas diversas avaliações de colchões, você verá que os colchões têm vários estilos de construção. Às vezes, há uma camada extra de espuma de alta densidade sob as molas para fornecer suporte adicional. Outras vezes, há outra camada de conforto para oferecer mais alívio da pressão. Alguns deles podem pular as camadas de transição ou ter uma capa com um pillow top costurado (como o Avocado Green), mas você entende a ideia.

Dica profissional: Ao empilhar as camadas do seu colchão, o uso de adesivo entre as camadas pode impedi-las de deslizar quando você dorme. Claro, uma capa com zíper pode fazer o trabalho sozinha, mas um adesivo previne ainda mais isso.

Firmeza do Colchão DIY

A firmeza impacta diretamente o nível de conforto que você terá com seu colchão. A escala padrão da indústria para a firmeza classifica os colchões de 1 (a opção mais macia) a 10 (a opção mais firme).

Testamos o Colchão Avocado Green e determinamos que ele tem uma firmeza 6/10 (médio-firme) na escala de firmeza.

Firmness Avocado Green

Colchões Macios

Colchões verdadeiramente macios geralmente ficam entre 3-5/10 na escala de firmeza. Essas camas tendem a ter o acolchoado mais pronunciado, mas isso não significa que elas não tenham suporte. É importante saber que firmeza e suporte nem sempre andam de mãos dadas, mas muitos colchões mais firmes oferecem mais suporte, pois enfatizam a camada de suporte em vez da camada de conforto.

Também é importante ter em mente que colchões mais macios funcionam melhor para tipos específicos de pessoas. Por exemplo, quem dorme de lado e quem tem dor nas articulações geralmente precisa de um colchão mais macio para máximo conforto e alívio da pressão.

Colchões Médio-Firmes

Colchões médio-firmes geralmente têm uma firmeza de 6-7/10 na escala de firmeza da indústria. Esses colchões não apenas oferecem absorção de movimento, mas também alinhamento da coluna vertebral. Por esse motivo, eles são especialmente adequados para quem dorme de costas, que requer um equilíbrio entre conforto e suporte.

Colchões Firmes

Colchões firmes (8-10 na escala de firmeza) não proporcionam aquela sensação de abraço que você pode esperar de um colchão de espuma viscoelástica, pois possuem uma estrutura mais rígida. Essas camas são opções fantásticas para quem dorme de costas e deseja uma sensação um pouco mais firme, ou para quem dorme de barriga para baixo e precisa de um colchão resistente para elevar os quadris.

Para saber mais sobre a firmeza do colchão, você pode conferir nosso guia de firmeza do colchão.

Como Escolher a Firmeza Certa para um Colchão DIY

Uma das melhores coisas sobre fazer um colchão DIY é que ele é totalmente personalizável, então o comprador pode escolher qualquer firmeza de colchão que quiser. Essa pergunta pode ser respondida entendendo duas coisas sobre você: seu tipo de corpo e posição de dormir. Cada estilo de sono e cada tipo de corpo requerem níveis diferentes de suporte e acolchoamento, então é melhor escolher o nível de firmeza de acordo com suas necessidades individuais.

Posição de Dormir

Existem várias posições de dormir diferentes, mas as mais comuns costumam ser dormir de lado, dormir de costas, dormir de barriga para baixo e dormir em combinação.

  • Dormir de lado geralmente é mais confortável quando há bastante acolchoamento nos ombros e quadris, pois essas são as partes do corpo em que colocamos mais pressão nessa posição. Portanto, colchões mais macios funcionam melhor para esse estilo de sono. Eles podem ajudar a prevenir dores nas articulações nessas áreas mais sensíveis.
  • Dormir de costas precisa de uma combinação equilibrada de suporte firme para o alinhamento da coluna vertebral e uma sensação de abraço para alívio da pressão nos quadris. Por isso, aconselhamos essas pessoas a escolher colchões de médio a médio-firmes.
  • O mais importante para os dorminhocos de barriga para baixo é evitar afundamento ao redor do abdômen, pois isso pode colocar muita pressão na coluna vertebral. Por isso, esse estilo de sono requer um colchão mais firme com muito suporte.
  • Dorminhocos em combinação são pessoas que se viram e mudam entre pelo menos duas posições diferentes de sono durante a noite. Por isso, é importante encontrar um colchão que acomode esses dorminhocos em cada uma de suas posições de sono mais comuns. Na maioria das vezes, colchões de médio-firme funcionam bem, pois muitas vezes podem acomodar vários estilos de sono. Também recomendamos um colchão responsivo (ou com mais elasticidade) que permita facilidade de movimento ao trocar de posição.
SleepingPositions

Tipo de Corpo

Estabelecemos que a melhor firmeza para compradores depende de sua posição de dormir, mas o tipo de corpo também desempenha um papel importante. Por exemplo, pessoas leves que dormem de lado percebem os colchões de maneira diferente das pessoas pesadas que dormem de lado. Assim como as posições de dormir, nossas regras gerais não são exatamente universais, mas você verá que isso geralmente é o caso na maioria das situações:

  • Dorminhocos leves (com menos de 130 libras) precisam de um colchão um pouco mais macio. Seu peso nem sempre é suficiente para comprimir os materiais do colchão, o que leva ao acúmulo de pressão.
  • Dorminhocos de peso médio (entre 130 e 250 libras) sentem os colchões aproximadamente como anunciado. Geralmente, essas pessoas se dão bem com uma firmeza em algum lugar intermediário.
  • Pessoas mais pesadas (mais de 250 libras) geralmente precisam de colchões um pouco mais firmes para cada estilo de sono. Afinal, elas tendem a comprimir mais os materiais do colchão e precisam de um suporte mais resistente para desfrutar de uma boa postura.

Tamanhos de Colchões DIY

Algo que você definitivamente vai querer considerar ao construir seu colchão DIY é o tamanho que deseja. Para ajudar a reduzir suas opções, criamos um guia sobre os tamanhos de colchões mais comuns, juntamente com quem esses tamanhos costumam ser melhores. Note que quanto maior o colchão, mais material você terá que comprar.

Tamanho do colchãoDimensões do colchão (L x C)Melhor para quais dorminhocos?Solteiro38″ x 75″Crianças, Adultos SolteirosTwin XL38″ x 80″Crianças, Adultos Solteiros, Estudantes UniversitáriosCasal54″ x 75″Crianças, Adultos Solteiros, Adultos com Crianças e/ou Animais de EstimaçãoQueen60″ x 80″Adultos Solteiros, Casais, Adultos Solteiros com Crianças e/ou Animais de EstimaçãoKing76″ x 80″Casais, Casais com Crianças e/ou Animais de EstimaçãoKing Size da Califórnia72″ x 84″Casais, Casais com Crianças e/ou Animais de EstimaçãoAinda precisa de mais informações? Confira nosso guia sobre Tamanhos de Colchões e Dimensões de Cama.

Construindo Seu Colchão DIY

Agora que discutimos os conceitos básicos da construção de colchões e da firmeza dos colchões, podemos passar para como realmente construir seu colchão dos sonhos. Para facilitar, dividimos esta seção do nosso guia nos quatro tipos de colchões mais comuns:

  • Colchões de molas: Essas camas geralmente consistem em uma camada de conforto mais fina, além de sua(s) camada(s) de molas que ajudam a aprimorar o suporte do colchão. Os colchões de molas são conhecidos por sua natureza responsiva (saltitante), refrescante e mais firme.
  • Colchões híbridos: Eles são o melhor dos dois mundos, entre colchões de molas e colchões de espuma viscoelástica. Eles geralmente incluem uma camada de conforto mais espessa combinada com uma camada firme de molas para um equilíbrio entre conforto e suporte. Colchões híbridos podem se adequar bem a qualquer pessoa, pois suas construções variam muito de marca para marca.
  • Colchões de espuma viscoelástica: Esses modelos são compostos de várias camadas de espuma diferentes. Alguns são projetados para alívio de pressão e outros para suporte. Pessoas que desejam uma sensação de afundamento lento ou muito alívio de pressão tendem a se dar melhor com colchões de espuma viscoelástica.
  • Colchões ecológicos: Se você é um consumidor ecologicamente consciente, vai querer prestar atenção em materiais que sejam não tóxicos, orgânicos ou totalmente naturais. Os colchões de látex são particularmente populares e são conhecidos por suas propriedades refrescantes, sensação responsiva e durabilidade.

Você deve descobrir que, depois de comprar seus materiais, seu projeto de DIY pode custar tão pouco quanto $500. Não é surpresa que materiais de qualidade mais alta tenham um preço mais alto, por isso é importante prestar atenção ao que melhor se alinha ao seu orçamento. O equilíbrio certo entre preço e qualidade oferece os melhores colchões acessíveis.

Com tudo isso em mente, você deve perceber que um colchão DIY pode custar muito menos do que comprar um colchão online ou em uma loja. Se a parte "DIY" vale a pena ou não, é algo para você - e somente você - decidir.

Com dificuldades para escolher entre um colchão de molas e um colchão de espuma? Veja nossa página de Colchões de Molas vs Colchões de Espuma com Memória para obter mais informações.

Como Construir um Colchão de Molas

Se você está procurando um colchão DIY fácil e se o seu tipo de corpo e posição de dormir permitirem, recomendamos começar com um colchão de molas. Isso ocorre porque ele tem a construção mais simples: uma unidade de molas sólidas e uma camada de conforto de cada lado, envolvidas na capa.

SOTraditional Innerspring copy

Uma imagem de um colchão de molas tradicional.

Aqui está o que você precisa fazer:

  • Pegue a capa do colchão, desfaça o zíper e espalhe-a no chão. Você pode escolher um protetor de colchão para servir como capa. Esta é uma solução pronta boa e também lhe dá uma ideia aproximada do tamanho do seu colchão.
  • Coloque a camada de espuma sobre a capa. Vários colchões de molas são projetados para serem virados, então eles têm camadas de conforto em ambos os lados. Você pode escolher diferentes firmezas para essas camadas, mas se você não planeja virar o seu colchão, escolha uma espuma de poliuretano mais firme e densa com dois a três centímetros de espessura.
  • Coloque a unidade de molas sobre a espuma. A camada de molas é a estrutura de suporte principal do seu colchão e deve ter entre seis e sete centímetros de altura. Para um colchão mais firme, escolha molas mais espessas ou uma contagem maior de molas. Isso permitirá que você alcance uma superfície uniforme e prolongue a vida útil do seu colchão.
  • Coloque a camada de conforto por cima. Você pode escolher espuma viscoelástica com gel, látex natural ou espuma viscoelástica tradicional, dependendo de suas preferências. Dois a três centímetros do material devem ser suficientes, dependendo da espessura que você deseja para o seu colchão. Note que se você tiver um núcleo firme, pode ser necessário escolher uma camada de conforto mais macia para compensar.
  • Envolva o colchão na capa e feche o zíper.

Os colchões de molas têm em média de oito a doze centímetros de espessura e podem ser bastante pesados devido ao sistema de molas.

Como Construir um Colchão Híbrido

Os colchões híbridos combinam diferentes sistemas de suporte, normalmente um bloco de molas e camadas de espuma. Você pode ver nossa linda seleção de colchões híbridos e verificar a construção, assim você terá uma ideia sobre isso.

SO GeneralMattressGraphics Hybrid 1

Um colchão híbrido DIY pode ter até 18 centímetros de altura e ser bastante pesado, mas a coisa principal em que você precisa se concentrar é em seu suporte nas bordas e nas camadas de conforto.

Uma imagem de um colchão híbrido tradicional.

Veja como fazer um colchão híbrido do zero:

  • Desfaça o zíper da capa do colchão e coloque-a no chão.
  • Coloque a fina camada de espuma viscoelástica densa e firme na base. Essa camada irá sustentar o seu sistema de molas e mantê-lo uniforme. Note que os colchões híbridos, na maioria dos casos, são unilaterais, o que significa que após a camada central, você estará apenas empilhando camadas até atingir a sensação desejada.
  • Coloque o sistema de molas sobre a camada de espuma base. Você pode escolher um bloco de molas sólido ou molas ensacadas individualmente. Estas últimas exigirão o reforço do perímetro com espuma de poliuretano densa, então certifique-se de definir a altura do seu colchão antes de começar a construí-lo.
  • Coloque a(s) camada(s) de transição. Você pode optar por uma única camada de transição ou várias, e os melhores materiais para isso são frequentemente espuma de poliuretano, látex natural ou látex sintético. Sinceramente, qualquer material que tenha um bom retorno e recupere rapidamente sua forma deve funcionar muito bem.
  • Coloque a(s) camada(s) de conforto. Os colchões híbridos podem ter várias camadas de conforto, mas a escolha final é sua. Note que, para fixar diferentes camadas de espuma, você precisará de adesivo, e isso pode afetar a respirabilidade. Geralmente, para a camada de conforto superior, você precisa escolher o material que mais lhe agrada, pois esta será a camada principal que você sentirá. Pontos extras se tiver infusão de gel ou células abertas, o que poderia ajudá-lo a se tornar um dos melhores colchões refrigerantes.
  • Envolva o colchão com uma capa superior e feche o zíper.

Como Construir um Colchão de Espuma com Memória

Colchões de espuma viscoelástica podem ser padronizados ou de dois lados, com diferentes níveis de firmeza. Eles consistem em um núcleo mais firme e camadas de conforto que definem a firmeza final. Você vai querer pensar sobre o equilíbrio entre o alívio de pressão e a firmeza que está procurando em um colchão de espuma. Mas também vai querer considerar o quão responsiva ou de movimento lento você quer que esse colchão seja, já que os materiais que você usa podem alterar drasticamente a firmeza desse colchão.

SO GeneralMattressGraphics Memory Foam copy

Imagem de um colchão de espuma viscoelástica.

Para fazer o seu colchão de espuma viscoelástica, você vai precisar:

- Descomprimir a capa do colchão e colocar a metade inferior no chão. Se você planeja fazer um colchão padrão, você pode colocar a camada de espuma base diretamente na capa. Deve ter cerca de quatro a seis polegadas de espessura. Se você quiser fazer um colchão com diferentes níveis de firmeza, então você precisa colocar uma camada de conforto de uma a duas polegadas antes de fixar a base com a cola.

- Colocar a camada de transição. Essa camada garantirá que sua coluna permaneça em uma posição neutra durante a noite e ajudará a distribuir seu peso no colchão. Isso pode ser uma camada de espuma poli de duas polegadas ou uma camada de espuma viscoelástica de células abertas.

- Fixar a camada de conforto. A espuma viscoelástica é um material sensível à temperatura, então, para evitar que o colchão DIY retenha calor, escolha espumas refrigerantes para as camadas de conforto. Também recomendamos o uso de três polegadas de material ou menos, para não prender tanto calor.

- Depois de deixar seus adesivos secarem, feche a capa superior. Você pode dormir no seu colchão imediatamente.

Construindo um Colchão Ecologicamente Correto

Finalmente, vamos falar sobre colchões ecologicamente corretos. Esses tendem a ser algumas das opções de colchão mais caras do mercado devido aos materiais de alta qualidade utilizados. No entanto, fazer você mesmo pode reduzir o custo.

SO GeneralMattressGraphics Latex copy

Imagem de um colchão de látex.

Sim, você pode criar um colchão DIY sem utilizar materiais tóxicos, e aqui está como:

- Escolha uma capa orgânica. Recomendamos materiais como algodão, Tencel ou bambu.

- Se você deseja um colchão sem molas, opte por látex natural ou espuma viscoelástica de base vegetal. Estes são mais ecologicamente corretos e podem ser reciclados. O excesso de espuma pode ser utilizado para fazer camas para animais de estimação, por exemplo.

- Para colchões com molas, você pode usar molas de colchão recicladas de sua cama antiga, se estiverem em boas condições. Isso ajudará a tornar seu colchão um pouco mais barato, pois blocos de molas novos podem custar até US$ 300.

- Para camadas de resfriamento, você pode usar algodão escovado ou lã natural. Esses são materiais naturais e você também pode reciclá-los no momento do descarte.

Além disso, você pode descartar os adesivos e substituí-los por costura à mão. No entanto, isso aumentará o tempo de produção do colchão. Portanto, se você estiver com pouco tempo, ainda pode usar adesivos, apenas certifique-se de escolher variedades ecologicamente corretas.

Se você está com pouco tempo e percebe que não será capaz de fazer você mesmo, então dê uma olhada em nossa seleção dos melhores colchões orgânicos.

Conclusão

Fazer colchões caseiros pode parecer um projeto difícil, mas tudo é uma questão de planejamento. Se você definir a construção do colchão, escolher materiais de qualidade e dedicar algum tempo à fabricação do seu colchão, você pode descobrir que criou o colchão dos seus sonhos.

Inscreva-se hoje!

Receba as últimas ofertas, descontos, resenhas e brindes!

  • Como Limpar Manchas do Colchão
    Como Limpar Manchas do Colchão 2023-09-23 00:07:02

    Aprenda como limpar manchas do colchão de forma eficaz e prática. Acabe de vez com as manchas indesejadas e revitalize seu colchão com nossas dicas infalíveis. Clique aqui para descobrir os segredos para manter seu colchão impecável!

  • Como Descartar um Colchão em Nova York
    Como Descartar um Colchão em Nova York 2023-09-23 00:06:02

    Aprenda como descartar um colchão em Nova York de forma eficiente e legal, evitando multas e problemas. Saiba os locais adequados para se livrar do seu colchão antigo e garanta um descarte responsável. Dicas práticas e informações úteis para facilitar sua vida na hora de se livrar desse item indesejado. Clique aqui para saber mais!

  • 3 Formas de Inflar um Colchão de Ar
    3 Formas de Inflar um Colchão de Ar 2023-09-22 00:04:28

    Aprenda como inflar um colchão de ar de forma rápida e fácil! Descubra três métodos eficientes para encher seu colchão inflável sem esforço. Não perca mais tempo e garanta noites de sono confortáveis e relaxantes. Clique aqui e saiba mais!

  • Como Remover Sangue do Colchão (Guia Passo a Passo)
    Como Remover Sangue do Colchão (Guia Passo a Passo) 2023-09-22 00:04:13

    Descubra como remover sangue do colchão de forma eficaz com nosso guia passo a passo! Diga adeus às manchas indesejadas e desfrute de um sono tranquilo. Clique aqui para saber mais.

Showing page 1 of 10